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Sobre

O Governo de Minas Gerais instituiu com o Decreto Estadual nº 47.235, de 2017, o Programa +Asfalto, que tem o objetivo de promover o desenvolvimento integrado e regional através de obras de pavimentação e recuperação de vias, melhorando a mobilidade urbana e rural nos municípios e, consequentemente, a condição de vida dos cidadãos.

Com o Programa +Asfalto, o Governo do Estado repassa recursos e massa asfáltica para os municípios executarem os serviços, além de prestar apoio técnico e institucional.

A triagem dos municípios é determinada a partir de critérios de regionalização, inclusive indicadores de desenvolvimento humano, vulnerabilidade social, infraestrutura municipal, bem como a disponibilidade orçamentária e financeira.

Em sua primeira fase, iniciada em dezembro de 2017, estão sendo investidos R$ 4,1 milhões na recuperação ou pavimentação de 193 mil metros quadrados de asfalto de nove municípios: Bonito de Minas, Juvenília, Cônego Marinho, Fruta de Leite, Ibiracatu, Miravânia, São João das Missões, Pedras Maria da Cruz e Josenópolis. A expectativa do Governo é atender os 853 municípios ao longo de três anos.

O programa é executado pela Secretaria de Estado de Governo (Segov), Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop) e Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas (DEER).