Detectamos que o seu navegador está desatualizado. Para uma melhor visualização do conteúdo, recomendamos que baixe uma versão mais recente.

Menu

Notícia

Anastasia destaca importância da indústria

Governador disse que prioridade deve ser agregar valor aos produtos e diversificar a economia do Estado

Compartilhar notícia

  • ícone de compartilhamento
antonio-anastasia-participou-das-comemoracoes-do-dia-da-industria-no-expominas_n_i_relacionamento
Antonio Anastasia participou das comemorações do Dia da Indústria, no Expominas. Foto:Wellington Pedro/Imprensa MG

O governador Antonio Anastasia participou, na noite dessa quinta-feira (24), no Expominas, em Belo Horizonte, das comemorações do Dia da Indústria, celebrado oficialmente nesta sexta-feira (25). O evento foi organizado pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg). Anastasia falou da importância de se festejar o Dia da Indústria, destacando o Programa de Agregação de Valor ao Produto Mineiro (ProValor), que será implementado em parceria com a Fiemg.

O projeto terá também como parceira a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), através da Escola de Engenharia, que fará um diagnóstico do segmento metalmecânico, um dos principais setores da indústria de transformação mineira. O projeto piloto, que deverá estar concluído num prazo de 12 meses, será implantado na região do Vale do Aço e será coordenado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico.

O ProValor tem como objetivo o fomento à geração de empregos de qualidade, a intensificação do conteúdo tecnológico das empresas, o aumento da participação das empresas envolvidas no mercado, com o consequente aumento da arrecadação, por meio da ampliação de base tributária e do maior valor do produto industrial mineiro.

“Sabemos que o desenvolvimento industrial de Minas nos permite a cada dia perseguir mais aquele velho sonho, qual seja de agregar permanentemente valor aos nossos produtos, aos produtos de Minas Gerais, e não ficarmos dependentes exclusivamente da exportação das commodities. O ProValor é um programa muito importante e tem como objetivo agregar valor aos produtos mineiros e gerar empregos de qualidade”, destacou o governador.

Anastasia enfatizou que a maior luta é exatamente diversificar a economia. “Não somente como no passado, naquela malfadada frase que Minas se caracterizava por exportar mineiros e minérios. Não queremos mais isso, nunca mais. Queremos ver a riqueza aqui em nosso Estado”, afirmou.

Para o presidente da Fiemg, Olavo Machado Júnior, a agregação de valor proporciona crescimento não só para a indústria, mas para todo o Estado. “Isso possibilita que as empresas cresçam e cumpram sua missão de gerar riqueza e produzir empregos de qualidade. Essa é uma das prioridades do Governo Antonio Anastasia juntamente com a Federação das Indústrias”, afirmou o empresário.

O presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Andrade, disse que Minas Gerais se destaca pelo desenvolvimento industrial e também de todos os setores da economia. “Em Minas caminhamos em promissora direção. Contamos com o privilégio da liderança firme e segura do governador Anastasia, cuja obra muito nos anima. Nos últimos anos Minas Gerais pontifica como notável exemplo ao país.”

Dia da Indústria

Anastasia afirmou ainda que, neste ano, o Dia da Indústria, está sendo comemorado num cenário extremamente otimista e positivo. “Minas Gerais tem hoje um patamar de desenvolvimento e prosperidade que não imaginávamos há alguns anos. Ao longo dos últimos dez anos, Minas apresentou à nação resultados extraordinários. E nesse quadro a indústria mineira também realizou um trabalho excepcional”, disse o governador.

Antonio Anastasia salientou que a indústria é o lugar de empregos qualificados de longo prazo. O governador disse que o país e o Estado que têm uma indústria sólida, desenvolvida e diversificada certamente apresentam padrão de desenvolvimento bastante avançado.

Premiação

Durante a solenidade de comemoração do Dia da Indústria, o presidente do Grupo EBX, Eike Batista, recebeu o prêmio de Industrial do Ano. O empresário agradeceu a homenagem e as parcerias com Minas Gerais, afirmando que o governador Anastasia demonstra que “projetos grandes sempre necessitam de parceria público-privada.”

Também foram homenageados 13 empresários com a Medalha do Mérito Industrial. Participaram também das comemorações do Dia da Indústria o vice-governador Alberto Pinto Coelho; os ministros Fernando Pimentel (Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior) e Marco Antonio Raupp (Ciência, Tecnologia e Inovação,1); o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado estadual Dinis Pinheiro; o prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda; os senadores Aécio Neves e Zezé Perrella; o arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo, entre outras autoridades.

Indústria em Minas Gerais

Minas Gerais abriga um dos mais importantes polos industriais do país. O setor emprega mais de 1 milhão de pessoas em 65 mil empresas. A indústria é responsável por um terço do PIB mineiro, que, em 2011, cresceu 2,7%. Liderado pela expansão da construção civil, o PIB da indústria registrou alta, no ano passado, de 1,9% - acima da média nacional (1,6%).

No ano passado, a indústria contribuiu com mais da metade da arrecadação do ICMS estadual. Do total de R$ 28,2 bilhões, R$ 15,4 bilhões foram arrecadados pela indústria, o que corresponde a 54,6% do total de tributos.

Fonte:

Últimas Notícias