Apicultura é tema de reunião na Secretaria de Governo

​​​​​​​Minas Gerais é um dos grandes exportadores da própolis

Imagem ilustrativa -
(Foto: Ascom Segov)

Desafio da Apicultura em Minas Gerais foi pauta de reunião na Secretaria de Estado de Governo (Segov), nesta sexta-feira (05/05). O secretário Odair Cunha recebeu o ex-prefeito de Poços de Caldas, Eloísio Lourenço, o presidente da Federação Mineira de Apicultura (Femap), Cezar Ramos, o presidente da Associação dos Apicultores de Minas Gerais (Apimig), Erasmo Francisco, e o diretor-geral do Instituo Mineiro de Agropecuária (IMA), Marcílio Magalhães, no Palácio da Liberdade.

Minas Gerais é um dos principais exportadores da própolis do Brasil e a comercialização está ameaçada por questões burocráticas junto ao Ministério da Agricultura. Japão e China são alguns dos principais países que importam o produto mineiro. Deste modo, os representantes do setor de apicultura solicitaram apoio do Governo do Estado.

“A produção de mel e própolis em Minas Gerais tem crescido em quantidade e qualidade e tem potencial para competir no comércio exterior. O Governo de Minas Gerais quer entender os desafios do setor da apicultura, nivelar as informações e analisar o que podemos fazer para fortalecer esse trabalho”, destacou o secretário Odair Cunha. Ele também reforçou que o diretor-geral do IMA, Marcílio Magalhães, já atuou no Ministério da Agricultura e vai estreitar os laços da Femap e Apimig com o órgão federal.

Outra demanda debatida foi a disponibilidade de novos locais físicos em Belo Horizonte para a Femap e a Apimig desenvolverem as suas atividades. A diretora de exportação da Empresa Natucentro Indústria e Apiário Centro Oeste, Bianca Dâmaso, também participou da reunião.

Fonte: Ascom Segov