Governo Estadual estreita laços com prefeituras durante congresso da AMM

Secretaria de Governo foi responsável por coordenar as atividades do Estado durante o evento. Representantes de diversos órgãos e secretarias prestaram atendimentos a prefeitos e vereadores.

Imagem ilustrativa - Governo se fez presente com um estande onde os representantes da administração estadual prestaram atendimentos.
Governo se fez presente com um estande onde os representantes da administração estadual prestaram atendimentos. (Foto: )

O Expominas recebeu na última semana o 34º Congresso Mineiro de Municípios. Realizado pela Associação Mineira de Municípios (AMM), o evento buscou promover um amplo debate dos desafios da gestão municipal, além de qualificar gestores e servidores públicos, bem como apontar os problemas vivenciados pela administração pública. O evento teve como tema “Cidades Criativas e Soluções” e reuniu representantes dos governos Estadual e Federal, deputados, empresas e entidades públicas e privadas, prefeitos, vereadores, técnicos e assessores municipais de diversas cidades mineiras.

Assim como nas edições anteriores, a Secretaria de Estado de Governo (Segov) marcou presença no evento. Neste ano, a Segov foi responsável por articular e coordenar as atividades desempenhadas pelos demais órgãos e secretarias do Estado.

Durante os três dias do evento, o Governo se fez presente com um estande onde os representantes da administração estadual prestaram atendimentos a prefeitos, vereadores e demais participantes, além de apresentar os serviços e produtos ofertados pelos órgãos e secretarias.

“Este ano, o Governo contou com um espaço mais dinâmico se comparado aos anos anteriores. Ao contrário de cabines de atendimento, os órgãos estaduais tiveram a disposição espaços para reuniões, o que tornou o atendimento mais atrativo. Consideramos que este tenha sido o ano que o Governo teve sua participação mais efetiva com a presença das autoridades do governo”, explica a superintendente de Apoio Institucional aos Municípios, Ana Carolina Queiroz.

Participação de secretários

Com o objetivo de estreitar ainda mais o contato do governo com as prefeituras e buscar soluções conjuntas para os desafios municipais, o governador Fernando Pimentel orientou que os dirigentes dos órgãos estivessem presentes no atendimento aos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. Dessa forma, a 34ª edição do Congresso contou com uma participação expressiva de secretários de Estado no esclarecimento de dúvidas aos gestores municipais.

Participaram do Congresso os secretários Murilo Valadares (Transportes e Obras Públicas); Sérgio Barbosa (Segurança Pública); Angelo Oswaldo (Cultura); Professor Neivaldo (Desenvolvimento Agrário); Ricardo Faria (Turismo); Carlos Murta (Cidades e Integração Regional), e Nondas Miranda (Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de Minas Gerais); além do presidente da Companhia de Habitação do Estado de Minas Gerais (Cohab Minas), Alessandro Marques; dos secretários Adjunto de Estado, Ricardo Sapi (Esportes); Jean Alves (Sedinor); e João Miguel (Cultura); do diretor-geral do Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Idene), Gustavo Xavier; e do subchefe do Gabinete Militar do Governador, Tenente Coronel Marcelo Ramos de Oliveira.

Da Segov, participaram o secretário Adjunto de Governo, Francisco Eduardo Moreira; o chefe de Gabinete, Edson Moura Soares; o subsecretário de Assuntos Municipais, Marco Antônio Viana Leite; e o subsecretário de Assuntos Parlamentares, Luís Gustavo Riani.

Homenagem

Entidades e personalidades políticas, jurídicas e empresariais que se destacaram durante o último ano, no trabalho de promoção do desenvolvimento dos municípios e dos cidadãos mineiros, foram homenageadas pela AMM durante a solenidade de abertura do Congresso. Trinta nomes receberam a Medalha do Mérito Municipalista “Celso Melo de Azevedo”, e outras 12 pessoas a Comenda Especial do Mérito Municipalista.

O secretário Adjunto da Segov, Francisco Eduardo Moreira, foi agraciado com a Medalha de Mérito Municipalista – reconhecimento pelo trabalho que vem sendo desenvolvido à frente da Secretaria.

Fonte: Ascom Segov