Odair Cunha é paraninfo da turma de aspirantes-a-oficial do Corpo de Bombeiros

Trinta e dois novos profissionais vão qualificar a Segurança Pública da população mineira. Curso teve duração de três anos.

Imagem ilustrativa - Odair Cunha falou da importância do profissional do Corpo de Bombeiros e o papel de extrema relevância que eles exercem no Estado.
Odair Cunha falou da importância do profissional do Corpo de Bombeiros e o papel de extrema relevância que eles exercem no Estado. (Foto: Paula Carvalho/ Ascom Segov)

O secretário de Estado de Governo, Odair Cunha, foi paraninfo da turma de aspirantes-a-oficial do Curso de Formação de Oficiais do Corpo de Bombeiros Militar, em cerimônia realizada na sexta-feira (23/06). Ao todo, 39 profissionais foram formados, sendo que 32 atuarão no estado e, outros sete, que fazem parte do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES), vão atuar no estado capixaba. O evento foi realizado no 12° Batalhão de Infantaria do Exército Brasileiro, em Belo Horizonte.

Durante o seu discurso, Odair Cunha falou da importância do profissional do Corpo de Bombeiros e o papel de extrema relevância que eles exercem em Minas Gerais. “Em todo o estado, são mais de seis mil homens e mulheres se arriscando para salvar outras vidas! Isso é doação, vontade de ajudar ao próximo, é coragem! Os senhores e as senhoras são o braço forte do Estado, no apoio à população mineira, nos momentos mais críticos e de sofrimento”, destacou.

Denominada Paladinos, a turma teve início em julho de 2014, com ingresso na instituição por meio de concurso público. Os formandos, que também saem como bacharéis em Ciências Militares, cursaram aulas teóricas e práticas ao longo de três anos. Agora, os aspirantes serão deslocados para estágio de no mínimo seis meses e, ao final, após a aprovação de seus superiores, serão declarados e promovidos ao posto de oficial do Corpo de Bombeiros, como 2º tenente.

A escolha do nome da turma foi idealizada pelos formandos e é inspirado no herói cavalheiresco, errante, defensor e destemido, de caráter inquestionável, que segue sempre o caminho da verdade, lei e ordem, sempre disposto a proteger os fracos e lutar por causas justas. Durante discurso, o secretário destacou a escolha do nome pelos discentes. “Diz muito de como os senhores e as senhoras enxergam a missão de fazer parte desta Corporação, dos valores que carregam e da seriedade com que encaram a carreira de bombeiro militar”.

O coronel Cláudio Roberto de Souza, comandante-geral do Corpo de Bombeiros ressaltou o compromisso do governador Fernando Pimentel com a Corporação. “Agradeço ao governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, que mesmo diante das dificuldades financeiras que passa o Estado, tem atendido, dentro do possível, nossas demandas e continua investindo no ensino, pois acredita nesta centenária corporação que diuturnamente trabalha com um único propósito: salvar vidas”.

O comandante ainda agradeceu ao secretário Odair Cunha pelo “apoio incondicional que vem dando ao Corpo de Bombeiros Militar fazendo, dessa forma, diferença na luta constante entre a vida e a morte que nossos bravos soldados de fogo enfrentam na labuta diária”.

Investimentos

Ainda durante seu discurso, o secretário Odair destacou a prioridade do governo em investir em segurança pública. “Mesmo diante das dificuldades financeiras e orçamentárias enfrentadas pelo Estado, o governador Fernando Pimentel tem priorizado a área de segurança pública”.

Desde 2015, o Estado já entregou mais de 200 novas viaturas ao Corpo de Bombeiros, além disso, foi inaugurada a nova Academia da Corporação e 500 novos soldados estão em formação. Houve, ainda, a incorporação à estrutura do CBMMG de duas aeronaves de combate e salvamento, além da criação da Unidade Aérea de Varginha.

Participaram também da solenidade o secretário de Estado de Segurança Pública, Sérgio Barboza Menezes, o comandante da Polícia Militar de Minas Gerais, Helbert Figueiró, o secretário de Segurança Pública e Defesa Social do Espírito Santo, André Garcia, o general de Divisão da 4º Região Militar, Henrique Martins Nolasco Sobrinho, o comandante da Academia de Bombeiro Militar, coronel BM Cleberson Pereira e outras autoridades.

Fonte: Ascom Segov