Governo de Minas Gerais inaugura UAI em São Sebastião do Paraíso

Unidade é a 31ª no estado. A nova UAI irá ampliar os serviços essenciais para a população da região, facilitando a vida dos moradores

Imagem ilustrativa - Odair Cunha falou da preocupação do Governo Estadual com a qualidade dos serviços prestados à população.
Odair Cunha falou da preocupação do Governo Estadual com a qualidade dos serviços prestados à população. (Foto: Marcelo Di Carli/Segov)

O Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), entregou à população de São Sebastião do Paraíso, no Território Sudoeste, nesta segunda-feira (4/9), a Unidade de Atendimento Integrado (UAI) do município, com capacidade para realizar cerca de 350 atendimentos por dia.

Com área de 454,10 metros quadrados, a UAI de São Sebastião do Paraíso é a 31ª unidade implantada no estado e conta com 13 guichês de atendimento, três para coleta de impressão digital, além de sala de espera para 30 pessoas sentadas. O horário de funcionamento será de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h.

A UAI de São Sebastião do Paraíso substitui o antigo Psiu do município, que com a migração vai prestar um serviço mais ágil e de mais qualidade à população, com investimento no parque tecnológico, novos equipamentos e mobiliários e em novo prédio.

Qualificação no atendimento

O secretário de Estado de Governo, Odair Cunha, representou o governador Fernando Pimentel na cerimônia de inauguração e falou da preocupação do Governo do Estado com a qualidade dos serviços prestados à população.

“Hoje é um dia muito especial para o município. Dia em que estamos realizando a inauguração da 31ª Unidade de Atendimento Integrado em nosso estado. Um modelo de atendimento que temos orgulho em afirmar que está presente em todos os 17 Territórios de Desenvolvimento de Minas Gerais”, afirmou, explicando que até o fim de 2018 outras novas unidades deverão ser inauguradas em Minas Gerais, sendo que em algumas cidades as unidades serão inéditas, enquanto em outras vão ser transferidas para prédios maiores e com infraestrutura moderna.

De acordo com o secretário de Estado de Planejamento e Gestão, Helvécio Magalhães, a nova UAI irá ampliar os serviços essenciais para a população da região, facilitando a vida dos moradores de São Sebastião do Paraíso e municípios vizinhos.

“Faz parte das prioridades deste governo democratizar o acesso dos mineiros aos serviços públicos. Com a modernização das UAI’s, os cidadãos têm acesso rápido a diversos serviços públicos por meio de um atendimento e um sistema de gestão eficiente, tornando mais simples e eficaz as relações do Estado com a população”, destacou o secretário.

Para o coordenador das UAIs, Itaner Debossan, a criação de mais uma UAI no interior do Estado comprova a política de descentralização do Governo de Minas Gerais.

“A inauguração desta UAI supre uma lacuna que é a de atender os cidadãos de uma região extremamente importante para o estado. Além de uma ampla gama de serviços, a unidade desburocratiza o atendimento, facilitando o acesso da população aos serviços oferecidos pelo Governo de Minas Gerais”, diz.

Serviços disponibilizados

Inicialmente, a unidade irá prestar os seguintes serviços: Recadastramento de Funcionários Inativos do Estado de Minas Gerais; Comunicação de Venda de Veículo – Detran/MG; Atendimentos do Detran/MG; Emissão de carteira de trabalho; Alteração de nome CTPS; Exame de Legislação para Habilitação do Detran/MG.

No decorrer da operação da unidade serão implantados ainda os serviços de: Emissão de Carteira de Identidade; Emissão de Atestado de Antecedentes PCMG; Requerimento de seguro-desemprego; Intermediação de mão de obra – Sine/MG; Emissão de CPF; Atendimento Cemig; Entrega de CNH e CRLV devolvidos pelos Correios; Serviços do NAF – Núcleo de Assistência à Família.

O serviço de Carteira de Trabalho precisa ser previamente agendado pelo site www.mg.gov.br ou pelo MG App, assim como os serviços de Emissão da Carteira de Identidade e Requerimento de Seguro Desemprego, que serão implantados futuramente. O Exame de Legislação é agendada pelo site do Detran/MG.

Também participaram da solenidade o advogado-geral do Estado, Onofre Alves Batista, o deputado estadual, Ulysses Gomes, o prefeito de São Sebastião do Paraíso, Walker Oliveira, além de outras autoridades e prefeitos da região.

Fonte: Ascom Segov com Ascom Seplag