Governo do Estado promove capacitações de gestores municipais sobre o Sistema Sincov

Curso ofertado em Belo Horizonte tem o objetivo de orientar os representantes municipais quanto a captação de recursos.

Imagem ilustrativa - Ao todo, na semana passada, foram capacitados gestores de 15 municípios mineiros.
Ao todo, na semana passada, foram capacitados gestores de 15 municípios mineiros.  (Foto: Divulgação/Saim)

O Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Governo (Segov), realiza curso de capacitação sobre o Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse (Siconv) – Módulo A para gestores municipais de convênios. O objetivo é democratizar o conhecimento sobre as transferências voluntárias de recursos, ampliando a capacitação dos usuários do Siconv, trabalhando o aprendizado voltado para o aspecto operacional e aperfeiçoando as habilidades necessárias à apresentação de projetos para captação de recursos.

Iniciada na última quarta-feira (22/11), a ação é fruto de parceria com o Ministério de Planejamento Orçamento e Gestão através da Rede Siconv. Ao todo, na semana passada, foram capacitados gestores de 15 municípios mineiros.

A partir de amanhã (29/11), outra turma com representantes de 15 novos municípios participará do curso. A novidade desta capacitação será a participação de representantes da Caixa Econômica Federal, que irão ministrar palestras.

“Estamos viabilizando os cursos sobre o Sistema de Convênios Federal para municípios por acreditar na importância da execução dos repasses da União no território mineiro. Os nossos pequenos municípios têm grande dificuldade na execução dos recursos devido à complexidade do Siconv e através da capacitação essas dificuldades são minimizadas”, explica a superintendente de Apoio Institucional aos Municípios da Segov, Ana Carolina Nery Queiroz.

O curso tem duração de três dias e é ofertado em ambiente de treinamento no laboratório de informática da Cidade Administrativa, em Belo Horizonte. As capacitações são destinadas aos servidores públicos municipais cadastrados no Siconv. Os interessados em participar devem enviar e-mail para redesiconvmg@governo.mg.gov.br.

De acordo com a superintendente, ao realizar o curso, é extremamente importante que o servidor capacitado faça a disseminação do aprendizado, principalmente para criar uma rede de conhecimento em benefício do município.

“Devido à alternância de gestores de convênios, ocasionadas pelas naturais trocas dos governos municipais, o conhecimento se perde. Desse modo, trabalhando com o conceito de rede, estamos sugerindo que o aprendizado seja multiplicado aos demais gestores no município pelo servidor capacitado. Vamos experimentar essa inovação”, completa.

Acesso aos programas de Governo

A capacitação é ministrada pelo assessor de Gabinete do Escritório de Representação da Segov em Brasília, Sebastião Milanez. Segundo ele, ao promover as capacitações, o Governo do Estado faz com que os municípios tenham mais acesso aos programas da União.

“A ideia de multiplicar o acesso ao Siconv para os municípios é compartilhar o acesso aos programas de governo, ao orçamento da União, que é aprovado todos os anos e que as prefeituras podem concorrer e disputar. Ele é de duas formas: na transferência voluntária e também nas indicações via parlamentares. Então, são duas formas de buscar recursos e, portanto, o caminho, o instrumento para se chegar a estes recursos é através do portal de convênios da União, conhecido como Siconv”, afirma.

Presente na capacitação da última semana, o gestor municipal de convênios de Coronel Pacheco, no Território Mata, Walmor Barbosa, pontuou a importância da capacitação.

“Esta é a primeira vez que eu participo de um curso como este. Como eu nunca trabalhei com convênios, para mim está sendo um desafio. Ao participar desta capacitação, quero me aprofundar e me adequar para buscar mais recursos para minha cidade”, disse.

Fonte: Ascom Segov