Detectamos que o seu navegador está desatualizado. Para uma melhor visualização do conteúdo, recomendamos que baixe uma versão mais recente.

Menu

Notícia

Secretário recebe lideranças de Claraval

Programa de Inseminação Artificial foi uma das pautas da reunião

Imagem ilustrativa - Durante a reunião, Francisco Moreira ressaltou a importância de discutir ações que visem a qualificação constante do programa.
Durante a reunião, Francisco Moreira ressaltou a importância de discutir ações que visem a qualificação constante do programa. (Foto: Paula Carvalho/ Ascom Segov)

Compartilhar notícia

  • ícone de compartilhamento

O secretário de Estado de Governo em exercício, Francisco Eduardo Moreira, recebeu nessa terça-feira (08/05) o prefeito de Claraval, Luiz Gonzaga Cintra, na sede do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), em Belo Horizonte, para apresentar demandas do município. 

Entre os assuntos tratados está o Programa de Inseminação Artificial desenvolvido pela Emater, desde 2017, com o objetivo de melhorar a genética do rebanho de Minas Gerais. 

O programa começou no Sul de Minas, permitindo que agricultores familiares de 70 municípios, entre eles Claraval, melhorem a qualidade genética do rebanho, por meio da inseminação artificial nas vacas, utilizando sêmen de reprodutores de alto padrão.

Durante a reunião, Francisco Moreira ressaltou a importância de discutir ações que visem a qualificação constante do programa. “Acreditamos que esse programa de inseminação reflete diretamente na melhoria da qualidade genética do rebanho de nossos municípios. Discutir pautas para que o programa seja cada vez mais aperfeiçoado, expandir as capacitações, estimular a melhoria genética são algumas de nossas preocupações”, explica.

Segundo dados da Emater, no ano passado, foram distribuídos 74 botijões de sêmen, 45 motos para deslocamento dos inseminadores, além de kits de inseminação (luvas, pipetas de inseminação, etc). Com isso, foram realizadas mais de 8 mil inseminações. Também foram capacitados 56 profissionais na região, numa parceria com o Instituto Federal do Sul de Minas, campus Muzambinho. A distribuição dos botijões de sêmen foi feita em parceria com associações e prefeituras, sendo que em cada localidade existe um inseminador responsável pela inseminação das vacas na região.  

O prefeito Luiz Gonzaga destacou a importância do programa no município. “Estou em meu terceiro mandato como prefeito e em todos estes anos a Emater foi uma grande parceira de nosso município. No ano passado, o deputado Emidinho trouxe o programa e tem sido um grande sucesso, contribuindo para melhorar a qualidade genética do rebanho de Claraval. Hoje, por exemplo, temos diversas vacas inseminadas em nossa cidade”, disse. 

Além do prefeito, participaram da reunião os vereadores Bruno Alves de Freitas e André Luís Cintra, o secretário Municipal de Governo, Sebastião da Silva, o secretário de Obras, Ricardo Garcia, o secretário de Esportes, Fernando Freitas Almeida, e o deputado estadual Emidinho Madeira.
 

Fonte: Ascom Segov

Últimas Notícias