Detectamos que o seu navegador está desatualizado. Para uma melhor visualização do conteúdo, recomendamos que baixe uma versão mais recente.

Menu

Notícia

Governo de Minas Gerais entrega 111 ônibus escolares em Porteirinha

Veículos facilitarão o acesso de alunos da rede estadual que moram na zona rural de municípios das regiões Norte, Alto e Médio e Baixo Jequitinhonha

Imagem ilustrativa - O subsecretário de Assuntos Municipais da Segov, Marco Antônio Viana Leite , representou o governador Fernando Pimentel
O subsecretário de Assuntos Municipais da Segov, Marco Antônio Viana Leite , representou o governador Fernando Pimentel (Foto: Manoel Marques/Imprensa MG)

Compartilhar notícia

  • ícone de compartilhamento

O Governo de Minas Gerais entregou nesta terça-feira (19/6), em Porteirinha, Território Norte, 111 ônibus escolares para 92 municípios mineiros. Ao todo, foram investidos mais de R$ 27 milhões do Tesouro estadual para a compra dos veículos, que serão destinados ao transporte dos alunos da área rural de três Territórios de Desenvolvimento em Minas Gerais: Médio e Baixo Jequitinhonha, Alto Jequitinhonha e Norte.

A garantia do transporte escolar para esses alunos é fundamental para garantir a frequências das crianças e dos adolescentes nas escolas. De acordo com a Secretaria de Estado de Educação (SEE), cerca de 12% dos estudantes da rede estadual vivem nas áreas rurais. 

Foram adquiridos 65 ônibus rurais escolares com capacidade para 29 passageiros e outros 46 com capacidade para 59 passageiros. Somente em Porteirinha, 2.802 alunos serão beneficiados diretamente pelo meio do transporte. O município possui 13 escolas da rede estadual que atendem a 5.286 alunos, sendo 3.410 no Ensino Fundamental, 1.434 no Ensino Médio, 423 na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e 19 no Ensino Profissional. Desde o início da atual gestão, já foram entregues 1.247 ônibus para as prefeituras de 649 municípios em todo o estado.

O subsecretário de Assuntos Municipais da Secretaria de Estado de Governo (Segov), Marco Antônio Viana Leite, que representou o governador Fernando Pimentel na cerimônia, lembrou que, apesar das dificuldades financeiras, o Estado mantém uma gestão de diálogo com os municípios e que os serviços públicos estão em plena atividade.

"Já recebi mais de 600 prefeitos. Fico tranquilo em falar com vocês porque sei que também passam por muitas dificuldades. A situação do governo é difícil e nunca escondemos isso. Estamos conseguindo manter Minas Gerais de pé nas áreas de segurança, educação e nas demais. E estamos fazendo isso com equilíbrio e tranquilidade, entregando os ônibus. Sabemos da importância desses veículos para as prefeituras e a população das cidades", afirmou.

Hoje, Porteirinha conta com 54 unidades de ensino, sendo 13 estaduais, 35 municipais e seis privadas. De acordo com a Subsecretaria de Administração do Sistema Educacional, atualmente, oito obras estão autorizadas em seis escolas estaduais do município, com investimento superior a R$ 1,7 milhão. 

O prefeito de Porteirinha, Silvanei Batista Santos, lembrou investimentos do governo no Território Norte, como a entrega de ambulâncias, e destacou o olhar da atual gestão para o desenvolvimento local.

"Neste momento em que os prefeitos se sentem frustrados em não poder ter resposta positiva aos nossos cidadãos, temos esperança que tudo vai melhorar e vamos colocar em prática tudo que idealizamos. Nem sempre é uma questão de dinheiro, mas vontade. O Estado já entregou ambulâncias, reconheceu o nosso queijo do Norte, da Serra Geral e isso está dando empregos e gerando renda na nossa região", afirmou. 

O deputado estadual Paulo Guedes, que representou a Assembleia Legislativa durante o evento de entrega dos ônibus escolares, destacou o trabalho realizado pelo Governo de Minas Gerais para cumprir demandas importantes pelo Estado.

“Apesar de todas as dificuldades, o governo consegue fazer entregas importantes, manter programas como esse, de garantir transporte para que nossas crianças possam ir para a escola”, disse. O deputado ainda lembrou de outras conquistas importantes desta gestão, como a redução dos índices de crimes violentos. Só no primeiro trimestre deste ano, a queda foi de 29,7%. “A gente fala de crise, mas também tem muita coisa boa acontecendo em Minas Gerais”, disse.

Queijo artesanal de Serra Geral

Durante a cerimônia, foi entregue ao prefeito de Porteirinha e à produtora de queijo Maria do Socorro de Jesus Alves um documento com a caracterização do queijo artesanal da Serra Geral, que pode permitir o reconhecimento oficial da produção da iguaria nos 17 municípios do entorno. Com isso, a expectativa é de que os produtores de queijo artesanal possam ganhar novos mercados.

"Gostaria de agradecer a todos e ao governador, que foi o primeiro a olhar pelo queijo da nossa região e, graças a ele e a este governo, estamos legalizando o nosso queijo", disse a produtora Maria do Socorro.

O presidente da Emater-MG, Glênio Martins, lembrou que a assistência técnica rural fornecida pelo governo tem tido um papel importante no desenvolvimento da agricultura familiar do Estado, gerando mais renda e emprego pelo interior.

“Minas Gerais são muitas. Nosso desafio é ser bem-sucedido em todas as Minas. Temos o quinto PIB da agricultura familiar e há 70 anos contamos com uma empresa que está lado a lado com o produtor, que é a Emater, e que tem se tornado uma agência de desenvolvimento do produtor. Nossa prioridade não são necessariamente as entregas físicas. E cito aqui a caracterização do queijo da Serra Geral, o que significa que temos possibilidade de fazer os queijos dessa região ganhar outros mercados e agregar valor, gerar renda e emprego. Minas Gerais supera a crise e faz com que os mineiros não fiquem desamparados", destacou. 

Também acompanharam a entrega dos ônibus escolares os secretários de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Amarildo Kalil, de Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de Minas Gerais, César Emílio Lopes Oliveira; o secretário adjunto de Educação, Wieland Silberschneider; o presidente do Idene, Gustavo Xavier;  os deputados estaduais Carlos Henrique, Cristiano Silveira e Carlos Pimenta, além de prefeitos e demais autoridades.

Fonte: Agência Minas

Últimas Notícias