Detectamos que o seu navegador está desatualizado. Para uma melhor visualização do conteúdo, recomendamos que baixe uma versão mais recente.

Menu

Notícia

Governador Fernando Pimentel participa da homologação de acordo que beneficia moradores da Ocupação Izidora

Conciliação põe fim à ação de reintegração de posse ajuizada em 2013 por proprietários da área Granja Werneck, onde vivem cerca de 8.000 famílias

Imagem ilustrativa - Acordo foi assinado durante a cerimônia de encerramento da 13ª edição da Semana Nacional da Conciliação
Acordo foi assinado durante a cerimônia de encerramento da 13ª edição da Semana Nacional da Conciliação (Foto: Veronica Manevy/Imprensa MG)

Compartilhar notícia

  • ícone de compartilhamento

O governador Fernando Pimentel afirmou nesta sexta-feira (9/11) que a conciliação conduzida pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) permitiu uma solução pacífica para homologar o acordo que encerra o impasse na Ocupação Izidora, em Belo Horizonte. O acordo foi assinado durante a cerimônia de encerramento da 13ª edição da Semana Nacional da Conciliação.

“Nós homologamos a solução pacífica e negociada daquele que poderia ter sido o maior conflito da história desse pais. A Izidora é a maior ocupação urbana da América Latina. São mais de 8.000 famílias que vivem no local há alguns anos, com número crescente, e evidentemente isso precisava ser resolvido. Há três princípios básicos que devem ser respeitados e desenvolvidos simultaneamente. Em primeiro lugar, o direito à propriedade, consagrado na Constituição. Em segundo, as decisões judiciárias, que têm que ser cumpridas. Por fim, o contexto social das decisões, que também deve ser levado em conta pelos juízes. Nenhum desses pontos foi desrespeitado”, salientou o governador.

A conciliação assinada põe fim à ação de reintegração de posse ajuizada em 2013 por proprietários da área Granja Werneck, onde vivem cerca de 30 mil pessoas das comunidades Rosa Leão, Vitória e Esperança, na Região do Izidora. Segundo o acordo, será feita a permuta de imóveis entre a Companhia de Habitação do Estado de Minas Gerais (Cohab-MG), que cederá o terreno da Fazenda Marzagão, em Sabará, aos proprietários da Granja Werneck.

A Prefeitura de Belo Horizonte vai instaurar o procedimento de Regularização Fundiária Urbana de Interesse Social (REURB-S) na área de toda a Ocupação Izidora para regularização fundiária e instalação de serviços públicos, por meio da Copasa e Cemig.

A negociação para o acordo foi concluída graças ao trabalho conjunto dos poderes Executivo e Judiciário e do Ministério Público, reforçado após a criação pelo governador Fernando Pimentel da Mesa de Diálogo e Negociação Permanente com Ocupações Urbanas e Rurais e Conflitos Sociofundiários, em 1º de julho de 2015.

“Minas Gerais tem dado sucessivos exemplos para o Brasil de que é possível resolver as questões sociais respeitando os direitos consagrados na Constituição sem abrir mão da autonomia do Poder Judiciário, mas é possível resolver pelo caminho pacífico”, reforçou o governador Fernando Pimentel. 

O presidente da Cohab-MG, Alessandro Marques, explica que todas as famílias da ocupação que estão em situação de vulnerabilidade social serão contempladas. “A ideia é fazer a regularização fundiária convidando todos os entes envolvidos, como Ministério Público, Prefeitura de Belo Horizonte, Governo do Estado. A lei estabelece prazo de cinco anos para a transmissão do título de propriedade”, explicou.

Para o presidente do TJMG, desembargador Nelson Missias de Morais, é simbólico encerrar a Semana Nacional de Conciliação com esse acordo, que ocorreu “graças à persistência das partes, ao consenso dos negociadores e ao espírito de conciliação praticado na Semana da Conciliação no tribunal”. “Tivemos agendadas mais de 50 mil audiências, a grande maioria terminando em acordos e evitando o caminho da judicialização. A grande missão do Poder Judiciário é promover a pacificação social”, concluiu.

Também participaram da solenidade os secretários de Estado de Segurança Pública, Sérgio Menezes, de Transportes e Obras Públicas, Murilo Valadares, de Educação, Wieland Silberschneider, a presidente da Copasa, Sinara Meirelles, o defensor público Geral de Minas Gerais, Gério Patrocínio Soares, além de desembargadores, juízes, promotores, entre outras autoridades.

Fonte: Agência Minas

Últimas Notícias