Detectamos que o seu navegador está desatualizado. Para uma melhor visualização do conteúdo, recomendamos que baixe uma versão mais recente.

Menu

Notícia

Governador eleito Romeu Zema é empossado na Assembleia Legislativa e dá início a gestão do novo Governo

Cerimônia de início da gestão 2019-2022 é o próximo ato, na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte

Imagem ilustrativa - Na cerimônia, foi firmado o compromisso constitucional, com leitura do termo de posse
Na cerimônia, foi firmado o compromisso constitucional, com leitura do termo de posse (Foto: Ricardo Barbosa/ALMG)

Compartilhar notícia

  • ícone de compartilhamento

O governador eleito Romeu Zema participou nesta terça-feira (1º/1), das solenidades de posse, transmissão de cargo e início da gestão em Minas Gerais. O primeiro ato foi realizado na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), em Belo Horizonte, quando tomou posse e ocorreu a transmissão do cargo. Na sequência, ele seguiu, acompanhado do vice-governador Paulo Brant, para a Cidade Administrativa, para a cerimônia de início da gestão 2019-2022 do Governo do Estado.

Os novos gestores do Executivo de Minas Gerais chegaram à Assembleia Legislativa pelo Hall das Bandeiras. Romeu Zema e Paulo Brant passaram por um corredor formado pelos Dragões da Inconfidência e foram recebidos por uma comitiva de deputados. Juntos, eles passaram por prefeitos e outras autoridades do Estado, e se encaminharam até o Plenário da Casa. Durante a cerimônia, o governador eleito e seu vice entregaram suas declarações de bens ao presidente da ALMG, Adalclever Lopes, que conduziu a solenidade.

Em seguida, foi firmado o compromisso constitucional, com leitura do termo de posse, assinado por ambos. O deputado Adalclever Lopes os declarou empossados. No momento seguinte, ocorreu a transmissão do cargo de governador. O ato se encerrou com os discursos de Romeu Zema e do presidente da Assembleia.

Biografia

Natural de Araxá, cidade do Triângulo Mineiro, Romeu Zema, 54 anos, é pai de dois filhos. Formado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (SP), iniciou sua trajetória profissional bem cedo, aos 11 anos, seguindo os passos de seu pai. Ao longo de sua carreira, atuou em diversas funções, como cobrador, frentista, balconista, estoquista, caixa, comprador, vendedor, analista de marketing, analista comercial e gerente.

Em 1991, assumiu o controle das Lojas Zema e foi responsável pelo salto que levou a rede varejista de apenas quatro unidades em Minas Gerais a atingir a marca de 430 lojas, incluindo os Estados de São Paulo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Bahia e Espírito Santo.

Apaixonado por gestão e desenvolvimento de pessoas, incentivou práticas que se refletem na presença do Grupo Zema no ranking das “Melhores Empresas para se Trabalhar” há 15 anos, de acordo com pesquisas do Instituto Great Place to Work.

Atualmente, Romeu Zema é membro do Conselho do Grupo Zema, composto por empresas que operam em cinco ramos: varejo de eletrodomésticos e móveis, distribuição de combustível, concessionárias de veículos, serviços financeiros e autopeças. São 5.000 empregados diretos e aproximadamente 1.500 indiretos. O Grupo Zema é a maior rede a atender prioritariamente as cidades do interior do Brasil com até 50 mil habitantes.

Nascido em Diamantina, Paulo Brant tem 62 anos. O vice-governador é formado em Engenharia Civil e Economia, tem pós-graduação em economia, além de ser especialista em estratégia empresarial. Foi professor e pesquisador da Universidade Federal de Minas Gerais e da PUC Minas. Paulo Brant ainda atuou como diretor-presidente da Celulose Nipo-Brasileira S/A – Cenibra, entre 2010 e 2016. Também foi secretário de Estado de Cultura de Minas Gerais, diretor-superintendente do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais, e chefe de gabinete do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

Paulo Brant possui trabalhos publicados na área de economia: “Economia Mineira – 1989: Diagnóstico e Perspectivas”, “Evolução e Perspectivas do Setor Industrial em Minas Gerais”, “O Programa de Estabilização e os Bancos” e “O Setor Industrial em Minas Gerais: Características, Desempenho Recente e Perspectivas”. Também atuou como superintendente executivo de Relações Institucionais da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), entre 2016 e 2018.

Fonte: Agência Minas

Últimas Notícias