Governador se reúne com superintendentes de Ensino e anuncia investimento de R$ 48,7 milhões

Recursos serão repassados em fevereiro, no início do ano letivo, para despesas com o transporte escolar, conectividade, manutenção e custeio das escolas

Imagem ilustrativa - Primeiro encontro com os superintendentes das 47 Regionais de Ensino de Minas Gerais
Primeiro encontro com os superintendentes das 47 Regionais de Ensino de Minas Gerais (Foto: Gil Leonardi/Imprensa MG)

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, participou, nesta segunda-feira (21/1), no auditório JK, na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, do primeiro encontro com os superintendentes das 47 Regionais de Ensino de Minas Gerais. Durante a reunião, foi anunciado pelo Governo do Estado o repasse de R$ 48,7 milhões em investimentos na área educacional para o início das aulas em fevereiro.

Romeu Zema destacou em seu discurso o compromisso de sua gestão em resgatar a qualidade da educação mineira. “Sei como a educação tem sido maltratada no Brasil e em Minas Gerais. Temos que fazer com que ela volte a funcionar da forma mais adequada”, afirmou. O governador ainda ressaltou a importância do diálogo e da transparência com professores, diretores de escolas e superintendentes para melhorar os resultados.

“Minha forma de fazer gestão é conversar com quem executa na ponta. Senão, nunca vamos saber o que está dando certo e o que está dando errado, os recursos que vocês precisam, e o que podemos fazer para melhorar. Tenho visto claramente que postura de quem ganha eleição é ficar encastelado, e a última coisa que eu quero é essa. Vou visitar vocês na ponta, não vai ser só reunião de trabalho aqui (na Cidade Administrativa). É dessa maneira que vamos ver aquilo que pode ser melhorado e, quem estiver melhorando, queremos que seja reconhecido”, disse o governador.

Do total a ser investido, serão repassados cerca de R$ 15 milhões para a manutenção e o custeio das escolas, com compra de materiais básicos para o funcionamento (papel, tintas de impressora, canetas), produtos de limpeza e outros insumos; R$ 1,7 milhão em conectividade, como a contratação de serviços de internet para uso administrativo e pedagógico; e R$ 32 milhões para o transporte escolar, referentes ao mês de fevereiro.

A secretária de Estado de Educação, Julia Sant'Anna, reforçou o compromisso da nova gestão em garantir a tranquilidade dos profissionais na volta ao trabalho.

“Estamos começando o ano letivo com a regularização dos repasses das escolas. Precisamos garantir que as pessoas nas unidades escolares tenham tranquilidade para trabalhar. Então, agora no início do ano, estamos totalizando repasses de R$ 48,7 milhões”, disse a secretária. O início do ano letivo 2019 está previsto para o dia 7 de fevereiro, quando cerca de 2,1 milhões de alunos retornam às aulas.

Julia Sant’Anna também destacou que a atual gestão está em dia com os repasses aos municípios referentes ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). “Essa é uma mensagem de compromisso”, afirmou a secretária.

Fonte: Agência Minas