Vice-governador e secretário de Transportes e Obras Públicas cumprem agenda em Ipatinga e Governador Valadares

Paulo Brant e Marco Aurélio Barcelos se reuniram com prefeitos e empresários da região para ouvir demandas e apresentarem agenda do Governo

Imagem ilustrativa - Em reunião com diretorias da Acipai e da CDL de Ipatinga, o tema foram as agendas do Estado para a região
Em reunião com diretorias da Acipai e da CDL de Ipatinga, o tema foram as agendas do Estado para a região (Foto: Paloma Martins/Imprensa MG)

O vice-governador de Minas Gerais, Paulo Brant, e o secretário de Transportes e Obras Públicas (Setop), Marco Aurélio Barcelos, cumpriram extensa agenda de trabalho em Ipatinga, no Vale do Aço, e em Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, nesta quinta-feira (28/2).

Eles se reuniram com empresários e prefeitos da região, dando sequência ao trabalho da nova gestão em conhecer a realidade e as demandas de todo o Estado. Entre as pautas estavam a publicação do edital, pelo Governo de Minas, para obras emergenciais do Aeroporto Regional do Vale do Aço, em Ipatinga; o estudo de possibilidades para a retomada de obras paralisadas dos Hospitais Regionais e a concessão da BR-381, por parte do governo federal.

Pela manhã, Brant fez visita de cortesia à Cenibra, onde conversou sobre a empresa e as oportunidades para o Estado. Mais tarde, o vice-governador e o secretário se reuniram com as direções da Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Prestação de Serviços (Aciapi) e da Câmara de Dirigentes Logistas (CDL) de Ipatinga, além de empresários, deputados, prefeitos e vereadores da região, onde falaram sobre as agendas do Governo voltadas para a região.

“Foi o momento de ouvirmos as demandas, anseios e preocupações do empresariado e entidades que os representam. Ocasião também para apresentar as ideias e planos do Governo de Minas para o Vale do Aço, e nos aproximarmos daqueles que fazem a economia dessa região. Estar próximos, dialogando com os mineiros, é desta forma que seguiremos trabalhando por Minas Gerais”, afirmou Paulo Brant.

À noite, Brant e Marco Aurélio se encontraram com prefeitos e empresários na Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) Regional Vale do Aço. O vice-governador ressaltou a importância da união de forças pelo Estado no momento de crise enfrentado.

“Estamos muito otimistas. A tarefa é gigantesca, por isso, é crucial que esse governo seja aberto e procure parcerias, apoios de todos os setores e de toda a sociedade. Nós temos uma chance histórica no Brasil de mostrar que é possível fazer uma boa gestão pública, de fazer política de maneira republicana”, finalizou.

Pautas

Entre as pautas apresentadas aos prefeitos, empresários e lideranças regionais está a do Aeroporto Regional do Vale do Aço, em Ipatinga, que teve sua operação paralisada. A Setop, por meio do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem (DEER/MG), publicou, no último dia 26, edital para que empresas interessadas apresentem propostas para as obras de recuperação da pista.

Após a realização das obras emergenciais pelo Governo do Estado, o aeroporto contará com outro importante ganho: a parceria estabelecida entre os governos estadual e federal para a recuperação definitiva da pista, por meio de recursos do Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC) – no valor de R$12,5 milhões. O anúncio foi feito no dia 20/2 pelo governador Romeu Zema, pelo secretário Marco Aurélio Barcelos e pelo ministro de Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas.

Na parte da tarde, o secretário Marco Aurélio Barcelos visitou as obras do Hospital Regional de Governador Valadares, que foram paralisadas pelos últimos governos. Ele se encontrou com o prefeito do município, André Luiz Merlo, secretários municipais, lideranças políticas e destacou a importância da obra para a região, que está cerca de 70% concluída.

Barcelos destacou a criação, pelo Governo do Estado, de um Grupo de Trabalho com membros das Secretarias de Estado de Saúde (SES), Planejamento e Gestão (Seplag) e Transportes e Obras Públicas (Setop), em 14 de fevereiro, para fazer estudos e propor medidas para colocar em funcionamento os hospitais regionais que estão com as obras paralisadas.

Sobre a BR-381, o vice-governador Paulo Brant e o secretário de Transportes celebraram o anúncio do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, da inclusão da rodovia no pacote de concessões do governo federal.

Fonte: Agência Minas