Romeu Zema e vice-presidente general Mourão se encontram com industriais mineiros

Governador participou de evento da Fiemg e destacou alinhamento dos governos para retomar crescimento do Estado e do país

Imagem ilustrativa -
(Foto: Gil Leonardi/Imprensa MG)

O governador Romeu Zema e o vice-presidente da República, general Hamilton Mourão, participaram nesta quinta-feira (9/5), no Teatro Sesiminas, em Belo Horizonte, de um encontro com industriais mineiros, organizado pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg). Zema destacou o alinhamento do Governo do Estado e do governo federal em projetos que buscam a retomada do crescimento econômico mineiro.

“Sabemos da necessidade e da importância das reformas, tanto em Minas quanto no Brasil, e temos trabalhado neste sentido. Essa visita do vice-presidente vem ao encontro dessa necessidade de divulgarmos e mostrarmos qual o caminho que existe para o país, para o Estado que, nos últimos anos, não só ficou estacionado, como andou para trás. Nós precisamos reverter a direção e o governo federal, com sua pauta liberal, com suas reformas, está totalmente dentro desse contexto”, afirmou o governador, lembrando do encontro com o presidente da República, Jair Bolsonaro, os presidentes do Senado e da Câmara Federal e demais governadores, na última quarta-feira, em Brasília.

Aos industriais mineiros, Romeu Zema destacou algumas das ações colocadas em prática pela sua gestão, buscando a retomada do crescimento econômico no estado, como o trabalho para o desenvolvimento e investimento em energias renováveis.

“Nós queremos um estado que tenha abundância de energia - e barata. O que ocorreu nos últimos anos foi o contrário, e tem acontecido escassez. Nada pior do que isso para travar o desenvolvimento. Já estamos tirando essas amarras, temos dezenas de projetos de energia eólica e fotovoltaica para serem instalados em Minas e, por incrível que pareça, esses projetos também não tinham facilidade, não conseguiam conexão com o sistema elétrico. Isso não se resolve de um dia para o outro, mas já começamos a dar cabo à questão e vem ao encontro do que nós queremos, que é uma sociedade que se desenvolva. Não há como termos pauta social, se não tivermos junto uma pauta econômica. Precisamos, agora sim, gerar mais empregos, mais desenvolvimento, para criarmos condições que venham satisfazer a nossa população”, pontuou o governador.

Perspectivas

O vice-presidente da República, general Hamilton Mourão, realizou a palestra “Conjuntura e perspectivas político-econômicas do Brasil” aos industriais mineiros e destacou os principais desafios do governo federal para o país conseguir sair da crise política e econômica. O general Mourão falou ainda sobre o atual cenário econômico mundial e a necessidade de o país aproveitar as oportunidades com o mercado internacional.

Segundo ele, o Brasil precisa investir em políticas de Estado, realizar as reformas da Previdência e tributária, aplicar uma liberalização financeira e uma reforma fiscal, entre outras ações.

“Nós viemos para apresentar aquilo que é o cenário que estamos vivendo no país e como o governo do presidente Bolsonaro vai buscar superar todos esses desafios. Vocês estão acompanhando a discussão no Congresso, seja na questão da nova Previdência, seja na parte da Segurança Pública, com as pequenas medidas que estão sendo tomadas pelo Ministério da Economia, buscando dar um restart na nossa vida econômica do país, que está patinando. E nós temos, por dever e por obrigação, que envidar todos os esforços para que consigamos reverter essa espiral descendente que tem sido vivida, retornando a um caminho de crescimento, e um crescimento sustentável, e principalmente para que se reverta esse quadro de desemprego que afeta a maioria do povo brasileiro e, principalmente os nossos jovens. Eu quero colocar que a questão da nova Previdência é uma grande responsabilidade de nós, mais velhos, para que a juventude do Brasil tenha, efetivamente, um futuro”, afirmou o vice-presidente da República.

Em sua apresentação, o presidente da Fiemg, Flávio Roscoe, falou sobre as principais dificuldades e projetos para o setor, além de destacar a importância do mercado mineiro para o país.

“O general Mourão nos brindou com uma palestra muito interessante, que determinou o possível futuro do Brasil. Posso falar em nome de toda a indústria mineira, que aguarda ansiosamente para que esse futuro possa se transformar em realidade, e está totalmente sintonizado com os anseios da classe empresarial mineira, principalmente da classe industrial”, disse.

Fonte: Agência Minas