Detectamos que o seu navegador está desatualizado. Para uma melhor visualização do conteúdo, recomendamos que baixe uma versão mais recente.

Menu

Notícia

Secretaria de Governo participa da programação do 8º Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud)

Encontro, que reúne governadores e representantes das regiões Sul e Sudeste, tem como tema central a geração de emprego e renda

Imagem ilustrativa -
(Foto: Dirceu Aurélio / Imprensa MG)

Compartilhar notícia

  • ícone de compartilhamento

De 2 a 3/6, Minas Gerais sedia o 8º Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud) e a Secretaria de Estado de Governo (Segov) acompanha de perto toda programação. Na tarde desta sexta-feira, o Secretário Igor Eto participou de um encontro com os governadores, os líderes da Bancada Sul e Sudeste e os Presidentes das Assembleias Legislativas. A Secretaria também esteve presente na abertura do encontro, que aconteceu no período da manhã.

O 8º Cosud conta com a participação dos governadores e representantes dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O encontro tem como tema central a geração de emprego e renda.

Durante o evento, Igor Eto destacou que a integração entre os estados beneficia toda população. “Estamos trocando experiências, unindo esforços e pensando no bem de toda a população da nossa região”, afirmou.

Formalização

O Cosud foi criado em Belo Horizonte em março de 2019, com a missão de consolidar a agenda de cooperação entre os governos do Sul e Sudeste, por meio da troca de experiências e a abordagem de temas que atendam às demandas econômicas, sociais e ambientais.

Durante a abertura do encontro, os governadores assinaram protocolo de intenções que vai permitir criação de projeto de lei com o objetivo de constituir o Cosud e potencializar o desenvolvimento dos estados. O documento foi entregue ao presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), Tadeu Martins Leite.

Grupos de Trabalho

No período da tarde, no Circuito Liberdade, foram realizadas reuniões dos Grupos de Trabalho (GTs) que abordaram o tema “Geração de emprego e renda” sob a perspectiva de diferentes áreas. Os 12 eixos são: Desenvolvimento Social e Direitos Humanos; Fazenda, Planejamento e Previdência; Saúde; Desburocratização, Inovação e Tecnologia; Cultura e Turismo; Educação; Desenvolvimento Econômico; Infraestrutura, Logística e Transporte; Meio Ambiente; Agricultura e Pecuária; Segurança Pública; e Transparência, Controladoria e Ouvidoria.

A abordagem nestes grupos, liderados pelos secretários de Estado de Minas Gerais e com participação de suas equipes técnicas, vai consolidar o material de apresentação para o dia de conclusão das atividades do Cosud.

O Cosud

Com oito reuniões realizadas, todos os estados do Sul e Sudeste já sediaram pelo menos uma vez as atividades do Cosud.

Vale ressaltar que, juntas, as duas regiões concentram 70% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil e quase 120 milhões de habitantes. Por essas e outras razões, um dos objetivos é integrar esforços em áreas comuns para retomar o desenvolvimento dos estados e do país. São frequentes temas como equilíbrio fiscal, dívida pública e o Pacto Federativo. Com atuação conjunta, o propósito é que demandas comuns possam ser encaminhadas de forma ainda mais consolidada para obter soluções mais ágeis nos pleitos feitos à União.

Fonte: Com informações da Agência Minas

Últimas Notícias