Anastasia enaltece valores mineiros para consolidação da independência política no Brasil

Personalidades e instituições que contribuíram para o desenvolvimento do Estado são homenageadas no Dia de Minas, em Mariana

O governador Antonio Anastasia presidiu, nesta segunda-feira (16), em Mariana, na região Central do Estado, a cerimônia oficial em comemoração ao Dia de Minas. Durante a solenidade foram agraciados com a Medalha Dia do Estado de Minas Gerais 50 personalidades e instituições que contribuíram para o desenvolvimento do Estado. O governador assinou decreto, transferindo, simbolicamente, a capital do Estado para Mariana, primeira cidade e primeira capital mineira, que esse ano comemora 316 anos de fundação.

Em seu discurso, Anastasia defendeu os valores de Minas, o trabalho e o desenvolvimento, como instrumentos para uma vida melhor. “Aqui, nestas montanhas e nestas águas, está a nossa fé na dignidade essencial dos seres humanos, e dela nunca iremos abjurar. E é essa fé que nos chama ao trabalho, ao desenvolvimento pleno e seguro de nossa economia, e à divisão mais justa dos bens vindos do trabalho comum. É essa fé que nos faz irmãos de todos os brasileiros, do Norte ao Sul, na consolidação de nossa independência política, que se completará na autonomia econômica, científica e tecnológica”, afirmou o governador.

Anastasia exaltou o espírito mineiro como solução para grandes impasses que o país precisa enfrentar. “Não temos a astúcia dos predestinados, mas, sim, a cautela dos ingênuos. É essa cautela, dos que desconfiam do saber fácil e das equações conhecidas, que explica muito de nossa alma política. Em Minas, mais do que em outros lugares, tudo é política. Somos negociadores por natureza e pela experiência. Buscamos, com o denodo que assiste os justos, na solução dos pleitos, o ponto comum, que, ao nos favorecer, não desfavorece o outro”, disse.

Ele ainda lembrou os ideais mineiros, legado e compromisso de Minas com o Brasil. “Nesse caminho, temos que defender, com todos os meios, os bens nacionais e a liberdade, como sempre fizemos em Minas, sem esquecer os nossos compromissos para com a paz e a felicidade de todos os homens e mulheres do nosso planeta. Creio que, nesta quadra de dúvidas e de sobressaltos, nós, os mineiros, devemos retornar aos arraiais de nossa formação e buscar, no núcleo mais profundo do espírito, a inspiração necessária”, afirmou Anastasia.

Minas fundamental

O orador oficial da cerimônia, ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Carlos Alberto Reis de Paula, mineiro de Pedro Leopoldo, Região Metropolitana de BH, afirmou que Minas Gerais é e sempre foi um estado fundamental para o crescimento da federação brasileira.

“A história mostra sempre que, para a estabilidade de nossas instituições e para o correto desenvolvimento de nossa nação, somos indispensáveis, como fiel da balança de um país de contrastes, que só se mantém unido como nação pelo respeito às diversidades regionais e pela riqueza oriunda das singularidades de cada um. Assim, aprendemos, entre nós mesmos, pelas diferenças entre regiões que compõem o nosso Estado com seus 853 municípios”, disse Carlos Alberto Reis de Paula.

O ministro ressaltou a satisfação de ser o orador oficial da cerimônia. “Governador Antonio Anastasia, vossa excelência que me privilegiou com a honraria do convite para ser orador oficial desse evento, certamente impulsionado pela lembrança do colega de magistério na Casa de Afonso Pena, a nossa Faculdade de Direito da UFMG sabe, melhor do que ninguém, que a Minas de ontem tem encontro marcado com a Minas de hoje”, afirmou.

Também participaram da solenidade do Dia de Minas, em Mariana, o vice-governador Alberto Pinto Coelho, o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Joaquim Herculano Rodrigues, além de secretários de Estado e outras autoridades.

História da Medalha

A Constituição Mineira determina que o 16 de julho é o Dia de Minas, quando a capital é simbolicamente transferida para Mariana. A semana em que recai o dia 16 de julho fica denominada Semana de Minas, constituindo período de celebração cívica em todo o Estado.

Em 16 de julho de 1977, durante sessão solene comemorativa do 281º aniversário de Mariana, o professor Roque José Camêllo propôs a instituição, como data cívica estadual, do Dia do Estado de Minas Gerais. O projeto recebeu o apoio de acadêmicos, autoridades municipais e da comunidade marianense.

No mesmo dia, em 1979, no 283º aniversário da cidade, foi pedido apoio ao governador Francelino Pereira para o projeto que declarava o 16 de Julho como o Dia do Estado de Minas Gerais. A Lei Estadual instituiu a data comemorativa. Em 1980, o prefeito Jadir Macedo sancionou a Lei Municipal 561, instituindo a Medalha do Dia do Estado de Minas Gerais. A Constituição do Estado, promulgada em 1989, instituiu a data como Dia de Minas, bem como o 8 de dezembro como Dia dos Gerais.

Agraciados com a Medalha do Dia de Minas 2012

1. Carlos Alberto Reis de Paula (orador oficial)

2. Adriano César Ribeiro de Araújo

3. Afrânio Miranda