
O vice-governador Alberto Pinto Coelho destacou a importância da assinatura da parceria
Foto: Wellington Pedro / Imprensa MG
O Governo de Minas assinou, nesta terça-feira (26), com as empresas Morro do Pilar Minerais S.A. e Morro Escuro Minerais S.A., controladas da Manabi S.A., protocolo de intenções para investimentos da ordem de R$ 6,25 bilhões no Estado. Os recursos serão aplicados na execução de projetos que visam o aproveitamento de minério de ferro de baixo teor, com capacidade de produzir 31 milhões de toneladas anuais de pellet feed.
Serão gerados mais de 8.200 empregos diretos e indiretos nos municípios de Morro do Pilar e Santa Maria do Itabira, cidades da região Central que abrigam as empresas.
O pellet feed é um tipo de minério concentrado, depois de filtrado, que atinge uma umidade de aproximadamente 10% e pode também ser comercializado para uso em pelotização ou em sinterização.
Em seu pronunciamento, o vice-governador
Alberto Pinto Coelho destacou a importância da assinatura da parceria com a Manabi. “
Minas Gerais representa, cada vez mais, algo muito significativo no contexto da atualidade econômica do nosso país, através das divisas que as nossas riquezas minerais veem trazendo para a balança comercial do nosso país”, afirmou o vice-governador.
O processo de beneficiamento do minério prevê o uso de modernas tecnologias e a disposição de estéril e rejeitos será feita, nos primeiros anos, em estruturas dedicadas. O rejeito será disposto em uma estrutura de empilhamento drenado, tecnologia de vanguarda que permite melhor aproveitamento de água e segurança estrutural muitas vezes maior que as barragens típicas utilizadas pelo setor.
O concentrado final (pellet feed) da mina do Morro do Pilar terá como destino o mercado externo. O projeto terá início em setembro de 2013, com término previsto para abril de 2016. Já o concentrado final da mina de Morro Escuro, em Santa Maria de Itabira, será destinado ao mercado interno. O projeto está previsto para ser iniciado em abril de 2014 e término para abril de 2016.
De acordo com a secretaria de Estado de
Desenvolvimento Econômico, Dorothea Werneck, a prioridade do Governo de Minas é aproveitar a vocação mineral do Estado com a preocupação de agregar valor à produção.
Sobre a empresa
As empresas Morro do Pilar Minerais S.A. e Morro Escuro Minerais S.A. são controladas da Manabi S.A., fundada em março de 2011 para desenvolver atividades na indústria de mineração. O grupo possui direitos minerários para minério de ferro, cujos recursos sustentam a implantação de projetos de classe mundial.
Para o diretor-presidente da Manabi, Ricardo Antunes, “esse protocolo reafirma o nosso compromisso de investir Minas Gerais e atender os mercados externo e interno e, também, minimizar os impactos ambientais”.