Transparência SUBSECOM - Gestão Até 2014
INVESTIMENTOS EM PUBLICIDADE
Neste site encontram-se relacionados todos os investimentos em publicidade realizados pela Subsecretaria de Comunicação Social (Subsecom), vinculada à Secretaria de Estado de Governo, no período 2003 a 2014. A Subsecom tem contratos com 6 (seis) agências de publicidade responsáveis pelo atendimento de todo o conjunto de 17 (dezessete) secretarias de Estado e 14 (quatorze) entidades da administração direta do Governo de Minas Gerais. A partir de agora, esse site poderá ser alimentado diariamente, mantendo atualizadas as informações aqui disponíveis.
As informações estão organizadas como segue:
- Informações - Subsecom - Lei 12232/2010;
- Quadro resumido anual dos 5 (cinco) principais investimentos em veículos de comunicação - Subsecom - 2003 a 2014;
- Relação completa de todos os investimentos anuais em veículos de comunicação - Subsecom - 2003 a 2014;
- Execução trimestral da despesa de publicidade - Subsecom -Lei 13768/2000;
- Total geral de investimentos - Subsecom consolidado por meios - 2010 a 2013
Os investimentos em publicidade da Secom são realizados por meio de agências licitadas, de acordo com a Lei 8.666, de 21 de junho de 1993, e a Lei 12.232, de 29 de abril de 2010, que regem a matéria.
As informações fornecidas neste site estão classificadas e organizadas em arquivos, de modo a permitir consultas e análises pelos usuários.
Os documentos que originaram e comprovam as despesas de publicidade estão sob a guarda da Diretoria de Contabilidade e Finanças (DCF) da Secretaria de Estado de Governo. Os processos concluídos são arquivados junto aos demais documentos contábeis de toda estrutura administrativa do Estado.
Transparência
Desde 2003, o governo do Estado vem implantando medidas com o objetivo de garantir maior transparência em todos os procedimentos afeitos à área de Comunicação. Entre as iniciativas, destacam-se:
- Implantação do sistema de compra de serviços gráficos por meio de uma Central de Compras, um procedimento que tem como objetivo garantir o acesso de todo e qualquer fornecedor. Exemplo: se o governo vai comprar 100 mil folhetos gráficos, o serviço é tornado publico e, na hora marcada, pela internet, gráficas enviam suas propostas, com iguais condições de participação.
- Utilização de critérios técnicos, descritos abaixo, para definição de investimentos em veículos de comunicação.
- Atendendo a uma antiga reivindicação de veículos de comunicação do Estado, o Governo de Minas não utiliza representantes e corretores para veiculação de publicidade, para não onerar os veículos. As autorizações para os veículos são feitas diretamente pelas agências de publicidade, nos termos das legislação vigente.
Critérios para investimento
A Secom adota critérios para a programação de mídia, como forma de assegurar a transparência das decisões, o acesso dos diversos veículos de comunicação aos investimentos realizados, de acordo com seus indicadores de audiência, circulação e qualificação de públicos. Para tanto, são utilizados os índices de audiência medidos pelo IBOPE e IVC, bem como as pesquisas de hábito de consumo e hábitos de mídia desenvolvidas pelo IPSOS/MARPLAN.
Televisão
Os investimentos no meio Televisão estão relacionados aos índices de audiência medidos pelo IBOPE. A Secom também realiza investimentos sob a forma de patrocínios de programas,dependendo de suas necessidades especificas de comunicação a cada tempo,dirigida a segmentos de públicos específicos e/ou divulgação de serviços públicos.
Rádio
Todas as emissoras do Estado, da área de abrangência de uma campanha publicitária, recebem o mesmo número de comerciais. Mais de 300 emissoras de rádio em todo o Estado fazem parte do cadastro da Secom. Diante da inexistência de algum instrumento de verificação de audiência que alcance todo o Estado, com o objetivo de evitar privilégios ou discriminações, a Secom passou a adotar, a partir de 2003, critério de isonomia, o que significa que todas as emissoras recebem o mesmo número de anúncios por ocasião de cada campanha publicitária. Por exemplo, em uma campanha de alcance estadual, todas as mais de 300 emissoras recebem o mesmo número de inserções. Em uma campanha voltada para uma região específica do Estado, todas as rádios da região recebem o mesmo numero de inserções. Apenas a audiência das rádios da capital é medida e, nesse caso, o IBOPE e o perfil da audiência são levados em conta para definição de eventuais patrocínios, definidos em função de necessidades específicas de comunicação dirigida a segmentos de públicos e para a divulgação regionalizada e/ou segmentada de serviços públicos.
Mídia impressa
A Secom adota três segmentações para a programação de investimentos no meio Jornal, tendo em vista o número de veículos e a distribuição geográfica deles. Um primeiro segmento é constituído pelos jornais diários de Belo Horizonte e que tem cobertura estadual. Um segundo segmento é constituído pelos jornais diários do interior do Estado. E um terceiro é constituído pelos jornais semanários que circulam em cidades mineiras com mais de 50 mil habitantes. Também são realizados investimentos sob a forma de patrocínios, em função de necessidades de comunicação do Governo, observados os critérios de circulação e qualificação de públicos, de acordo com o IVC e IPSOS/MARPLAN.
Para definição de publicação de anúncios em jornais, também foi estipulado o critério de isonomia. Assim, quando de uma campanha de alcance estadual que prevê anúncios em jornais diários do interior, todos os jornais recebem o mesmo anúncio. O mesmo ocorre com os jornais da capital e os semanários. Os mesmos critérios são adotados para a programação de revistas.
Internet
As programações de publicidade na internet obedecem ao critério da segmentação de públicos e características específicas dos programas e serviços do Governo.
Mídia exterior
A Secom também programa mídias exteriores em suas campanhas, dependendo de características específicas de programas e serviços públicos, bem como de necessidade de regionalização das campanhas.
1. Informações - SUBSECOM - lei 12232/2010
2. Quadro resumido dos principais investimentos em veículos de comunicação - SUBSECOM 2003 a 2014
- Jornais
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Quadro Resumido - Jornal - 2003 (Atualizado em 22 de Dezembro de 2014)
Principais Investimentos em Jornais 2003
Quadro Resumido - Jornal - 2004 (Atualizado em 22 de Dezembro de 2014)Principais Investimentos em Jornais 2004
Quadro Resumido - Jornal - 2005 (Atualizado em 22 de Dezembro de 2014)Principais Investimentos em Jornais 2005
Quadro Resumido - Jornal - 2006 (Atualizado em 22 de Dezembro de 2014)Principais Investimentos em Jornais 2006
Quadro Resumido - Jornal - 2007 (Atualizado em 22 de Dezembro de 2014)Principais Investimentos em Jornais 2007
Quadro Resumido - Jornal - 2008 (Atualizado em 22 de Dezembro de 2014)Principais Investimentos em Jornais 2008
Quadro Resumido - Jornal - 2009 (Atualizado em 22 de Dezembro de 2014)Principais Investimentos em Jornais 2009
Quadro Resumido - Jornal - 2010 (Atualizado em 22 de Dezembro de 2014)Principais Investimentos em Jornais 2010
Quadro Resumido - Jornal - 2011 (Atualizado em 22 de Dezembro de 2014)Principais Investimentos em Jornais 2011
Quadro Resumido - Jornal - 2012 (Atualizado em 22 de Dezembro de 2014)Principais Investimentos em Jornais 2012
Quadro Resumido - Jornal - 2013 (Atualizado em 22 de Dezembro de 2014)Principais Investimentos em Jornais 2013
Quadro Resumido - Jornal - 2014 (Atualizado em 22 de Dezembro de 2014)Principais Investimentos em Jornais 2014
- Rádio
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Quadro Resumido - Rádio - 2003 (Atualizado em 22 de Dezembro de 2014)
Principais Investimentos em Rádio BH 2003
Quadro Resumido - Rádio - 2004 (Atualizado em 22 de Dezembro de 2014)Principais Investimentos em Rádio BH 2004
Quadro Resumido - Rádio - 2005 (Atualizado em 22 de Dezembro de 2014)Principais Investimentos em Rádio BH 2005
Quadro Resumido - Rádio - 2006 (Atualizado em 22 de Dezembro de 2014)Principais Investimentos em Rádio BH 2006
Quadro Resumido - Rádio - 2007 (Atualizado em 22 de Dezembro de 2014)Principais Investimentos em Rádio BH 2007
Quadro Resumido - Rádio - 2008 (Atualizado em 22 de Dezembro de 2014)Principais Investimentos em Rádio BH 2008
Quadro Resumido - Rádio - 2009 (Atualizado em 22 de Dezembro de 2014)Principais Investimentos em Rádio BH 2009
Quadro Resumido - Rádio - 2010 (Atualizado em 22 de Dezembro de 2014)Principais Investimentos em Rádio BH 2010
Quadro Resumido - Rádio - 2011 (Atualizado em 22 de Dezembro de 2014)Principais Investimentos em Rádio BH 2011
Quadro Resumido - Rádio - 2012 (Atualizado em 22 de Dezembro de 2014)Principais Investimentos em Rádio BH 2012
Quadro Resumido - Rádio - 2013 (Atualizado em 22 de Dezembro de 2014)Principais Investimentos em Rádio BH 2013
Quadro Resumido - Rádio - 2014 (Atualizado em 22 de Dezembro de 2014)Principais Investimentos em Rádio BH 2014
- TV's
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Quadro Resumido - TV - 2003 (Atualizado em 22 de Dezembro de 2014)
Principais Investimentos Televisão Estado 2003
Quadro Resumido - TV - 2004 (Atualizado em 22 de Dezembro de 2014)Principais Investimentos Televisão Estado 2004
Quadro Resumido - TV - 2005 (Atualizado em 22 de Dezembro de 2014)Principais Investimentos Televisão Estado 2005
Quadro Resumido - TV - 2006 (Atualizado em 22 de Dezembro de 2014)Principais Investimentos Televisão Estado 2006
Quadro Resumido - TV - 2007 (Atualizado em 22 de Dezembro de 2014)Principais Investimentos Televisão Estado 2007
Quadro Resumido - TV - 2008 (Atualizado em 22 de Dezembro de 2014)Principais Investimentos Televisão Estado 2008
Quadro Resumido - TV - 2009 (Atualizado em 22 de Dezembro de 2014)Principais Investimentos Televisão Estado 2009
Quadro Resumido - TV - 2010 (Atualizado em 22 de Dezembro de 2014)Principais Investimentos Televisão Estado 2010
Quadro Resumido - TV - 2011 (Atualizado em 22 de Dezembro de 2014)Principais Investimentos Televisão Estado 2011
Quadro Resumido - TV - 2012 (Atualizado em 22 de Dezembro de 2014)Principais Investimentos Televisão Estado 2012
Quadro Resumido - TV - 2013 (Atualizado em 22 de Dezembro de 2014)Principais Investimentos Televisão Estado 2013
Quadro Resumido - TV - 2014 (Atualizado em 22 de Dezembro de 2014)Principais Investimentos Televisão Estado 2014