Aécio anuncia construção de postos de saúde e farmácias

O governador anuncioa a liberação de R$ 132 milhões para a construção de mais 600 postos de saúde e 100 novas unidades da rede Farmácia de Minas.

O governador Aécio Neves anunciou, nesta segunda-feira (31), a liberação de R$ 132 milhões para a construção de mais 600 postos de saúde e 100 novas unidades da rede Farmácia de Minas a prefeitos e secretários municipais de todo o Estado. O anúncio foi feito através do Canal Minas Saúde, uma das maiores redes de televisão corporativas do país, formada por mais de 2.700 pontos de recepção instalados em 3 mil postos de saúde, Gerências Regionais e Centros Viva Vida de atenção à saúde em todo o Estado.

Do total de recursos, R$ 120 milhões serão para obras dos novos postos de saúde. Segundo o governador, eles serão bem equipados, representando soluções modernas e definitivas para o trabalho prestado pelas equipes do Programa Saúde da Família (PSF). Minas tem a maior rede de PSF do país, com 3.862 equipes atendendo em 832 cidades mineiras. O número representa uma cobertura de quase 70% da população do Estado.

“Hoje, dentro da nossa estratégia, do planejamento para que a saúde de Minas seja cada vez melhor, estamos liberando R$ 120 milhões para que possamos construir cerca de 600 novos postos de saúde em todo Estado”, disse o governador a prefeitos e secretários.

Prevenção

Desde 2003, o Governo de Minas já construiu ou reformou 1.300 postos de saúde em todo Estado. Com a nova etapa de obras, serão quase 2 mil unidades em funcionamento até o ano que vem, marca que nenhum outro estado conseguirá atingir.

Segundo Aécio Neves, os investimentos nos postos de saúde e o trabalho do PSF estão contribuindo para melhorar a qualidade de vida dos mineiros, uma vez que o atendimento feito pelas equipes dá prioridade às ações de prevenção. O resultado é que as pessoas adoecem menos e procuram menos os hospitais.

“Investimento, gestão e dedicação; acho que esse é o critério que faz com que os mineiros possam perceber, já de forma muito clara, que vêm tendo a cada dia saúde de melhor qualidade”, disse o governador.

Em 2005, o governo mineiro também entregou 860 veículos para facilitar o deslocamento das equipes de PSF. Além disso, o Estado destina incentivo financeiro mensal às equipes que varia entre R$ 1 mil e R$ 2 mil, dependendo do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do município. Minas é o único Estado a destinar recursos do Tesouro do Estado ao PSF, qualificando o trabalho das equipes e garantindo melhor atendimento à população.

Mais farmácias

Do total de recursos liberados a partir de hoje, R$ 12 milhões serão destinados à construção de 100 novas unidades da Farmácia de Minas. Segundo o governador Aécio Neves, nessa etapa serão atendidos municípios com mais de 30 mil habitantes. Ele disse que o programa facilita o acesso a medicamentos e garante a presença do profissional farmacêutico na unidade, o que contribui para melhorar e humanizar o atendimento à população.

“A Farmácia de Minas - um programa extraordinário, que leva medicamento de melhor qualidade a custo menor a todos os mineiros - estará chegando também, com novos investimentos, a mais de 100 municípios do Estado de Minas Gerais, além de todos aqueles que já contam com esse importante instrumento de saúde pública”, afirmou ele.

Em 2008, foram abertas 67 farmácias e, no ano que vem, mais 431 unidades serão construídas, totalizando 600 municípios atendidos.

Melhor atendimento

A Farmácia de Minas oferece gratuitamente 150 itens, sendo 119 dos chamados medicamentos básicos, como analgésicos, antiinflamatórios, antiasmáticos, anti-hipertensivo, diabéticos, medicamentos para tratamentos de saúde mental, entre outros. Também distribui os chamados medicamentos estratégicos para tratamento de hanseníase, Aids, tuberculose e outras doenças.

Com a implantação do programa Farmácia de Minas, o investimento na produção de medicamentos básicos passou de R$ 17 milhões em 2003 para R$ 73 milhões em 2008. O Governo de Minas também financia 13 parcelas de R$ 1,2 mil ao ano para complementação salarial dos farmacêuticos, considerando a dificuldade de municípios menores em remunerar e manter os profissionais em seus quadros.

As cidades beneficiadas com o programa recebem R$ 90 mil do Tesouro Estadual para construção das farmácias e para compra de mobiliário e equipamentos. As unidades da rede Farmácia de Minas adotam o mesmo padrão de atendimento e dois modelos de fachada, um deles especialmente projetado para as cidades históricas.

Gestão de qualidade

O governador disse aos prefeitos e secretários que a melhoria no atendimento e nos serviços de saúde oferecidos à população é resultado dos investimentos feitos pelo Estado e também ao trabalho desenvolvido em parceria com os municípios. Ele disse que Minas é hoje referência no país na qualidade da gestão da saúde pública.

“Eu gostaria de dirigir a cada um de vocês, neste instante, uma palavra de agradecimento. Agradecimento pelo empenho, agradecimento pela dedicação, sobretudo pela dedicação. Minas tem avançado muito na área da saúde e esse avanço se deve, sobretudo, à presença, à participação e à solidariedade de cada um de vocês. Apesar de todas as dificuldades por que passa o estado, temos avançado nos investimentos em saúde. Mas, mais que investimentos, a qualidade da gestão da saúde pública em Minas Gerais tem avançado mais que em qualquer estado brasileiro”, disse o governador.