Detectamos que o seu navegador está desatualizado. Para uma melhor visualização do conteúdo, recomendamos que baixe uma versão mais recente.

Menu

Notícia

Aécio defende esforço conjunto para fortalecer inclusão social

Governador defende, no encerramento da Semana do Ministério Público, o fortalecimento da Federação e a gestão pública de qualidade como os melhores caminhos para se alcançar a inclusão social.

Compartilhar notícia

  • ícone de compartilhamento
Aécio defende esforço conjunto para fortalecer inclusão social
Foto: Omar Freire/Imprensa MG

O governador Aécio Neves defendeu, nesta sexta-feira (11), em Belo Horizonte, no encerramento da Semana do Ministério Público, o fortalecimento da Federação e a gestão pública de qualidade como os melhores caminhos para se alcançar a inclusão social. Para ele, a grande concentração de recursos em poder da União fragiliza a Federação. Segundo Aécio Neves, é preciso descentralizar, dar transparência e eficiência aos gastos públicos. 

“Estamos vivendo o período da nossa história republicana de maior fragilização da Federação. Vivemos um momento em que mais de 70% dos recursos arrecadados com os nossos tributos estão concentrados nas mãos da União. E não é lógico, não é racional que um país com as dimensões continentais do Brasil continue a ser administrado de forma tão centralizada. Não existe nenhuma ação de maior alcance social do que a boa aplicação do dinheiro público, fiscalizada, com transparência, com metas, com objetivos a serem alcançados”, afirmou Aécio Neves, em seu pronunciamento.

Segundo o governador, os estados e principalmente os municípios têm mais condições de definir e implementar ações prioritárias para suas populações do que a União.

Esforço conjunto

A inclusão social foi o tema em discussão durante a Semana do Ministério Público, com atividades que estão sendo realizadas desde o dia 8. O dia 11 de setembro foi escolhido como Dia do Ministério Público por ser a data em que foi sancionada a primeira lei orgânica da instituição, em 1950.

Para o governador, foram feitos muitos avanços nos últimos anos, mas ainda será necessário o esforço conjunto do Estado, instituições e sociedade para que a inclusão social seja uma realidade no país.

“Acho que se existe algum consenso hoje no Brasil, acima dos partidos políticos, que permeia todas as instituições é a questão da inclusão social. E avançamos muito ao longo dos últimos anos, sobretudo, na compreensão de que esse não é um papel isolado do Estado. A inclusão social efetiva depende da própria compreensão que a sociedade tenha de que deve participar desse esforço. Quando falo sociedade, falo das suas instituições, falo dos seus organismos, e o Ministério Público vem tendo um papel importante nessa construção”, afirmou o governador, em entrevista.

Segundo o governador, a inclusão é um tema da atualidade e o Ministério Público é uma peça imprescindível para a construção de uma sociedade mais justa.

“Acho que acima de convicções ideológicas do passado, podemos até ter divergência em relação ao melhor e ao mais curto caminho para que ela se efetive, mas é o objetivo de todas e de todos os cidadãos, façam eles vida pública, ou não. Portanto é um tema absolutamente atual e foi muito feliz o Ministério Público em trazê-lo à discussão nesse momento.

De acordo com Aécio Neves, o Ministério Público de Minas Gerais vem investindo em novas formas de aproximação com a sociedade. A Instituição iniciou um diálogo permanente com os movimentos sociais organizados através do sistema de audiências públicas, lançado em 2007. No ano passado, foram criadas a Coordenadoria de Inclusão e Mobilização Sociais (Cimos) e a Ouvidoria do MP, um canal direto para receber as demandas da população e avaliar o trabalho de membros e servidores.

Medalha

Durante a solenidade, o procurador-geral de Justiça do Estado, Alceu José Torres Marques, entregou a Medalha do Mérito do Ministério Público Promotor Francisco José Lins do Rego à ministra do Supremo Tribunal Federal Ellen Gracie e ao presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado Alberto Pinto Coelho. Também receberam medalha o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Sérgio Antônio de Resende, o deputado federal Ibsen Pinheiro (PMDB/RS) e o senador Demóstenes Torres (DEM/GO).

Estiveram presentes o vice-governador Antonio Anastasia e o prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda.

Fonte:

Últimas Notícias