Aécio afirma que obras do Mineirão seguirão cronograma

O governador Aécio Neves garante que o Mineirão estará pronto para receber turistas e atletas que participarão da Copa do Mundo de Futebol de 2014 no final de 2012.

O governador Aécio Neves afirmou, nesta sexta-feira (11), que o Mineirão estará pronto para receber turistas e atletas que participarão da Copa do Mundo de Futebol de 2014 no final de 2012. Ele disse que não haverá atraso no cronograma de obras, mas voltou a afirmar a necessidade de investimentos federais destinados à ampliação do metrô de Belo Horizonte e do Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins.

“É absolutamente zero o risco de que haja algum atraso. Belo Horizonte e o Mineirão estarão se apresentando à Fifa no final de 2012 como o primeiro estádio brasileiro cumprindo as exigências e à disposição para ter um papel muito importante na Copa do Mundo”, afirmou ele, em entrevista, ao participar do encerramento da Semana do Ministério Público, em Belo Horizonte.

Metrô e aeroporto

Segundo o governador, a ampliação do metrô será fundamental para garantir maior mobilidade às pessoas durante os jogos da Copa do Mundo. Ele disse também que a melhoria da infraestrutura oferecida pelos aeroportos brasileiros é uma preocupação permanente do Comitê Central da FIFA. Na semana passada, o governador entregou ao ministro da Defesa, Nelson Jobim, projeto para aumentar a capacidade de atendimento do Aeroporto Internacional Tancredo Neves.

Pelo projeto, o atual terminal que hoje recebe 5 milhões de passageiros por ano, passará a receber 7 milhões de passageiros/ano. O projeto prevê também a construção de um segundo terminal que elevaria a capacidade de atendimento para 14 milhões de passageiros/ano.

“Entregamos ao ministro Jobim o projeto que passa pela ampliação do terminal atual para 7 milhões de passageiros e o início do projeto executivo para a construção do segundo terminal de mais 7 milhões de passageiros. Os dois serão absolutamente necessários à Copa de 2014. Mas essa é uma responsabilidade do governo federal. É preciso que o governo apresente esse cronograma e acredito que o fará. Estamos aguardando principalmente essas duas definições, recursos para o metrô e para a ampliação do aeroporto internacional”, disse o governador.

De acordo com o governador, as obras de responsabilidade do Governo do Estado em parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte estão garantidas.

“Acho que o Mineirão será o primeiro estádio brasileiro 100% pronto, adequado às exigências da Fifa. E se colocou à disposição da Fifa, até mesmo, para fazer o jogo de abertura da Copa ou ter um papel importante e também, quem sabe, receber aqui o grupo do Brasil. Portanto, o Mineirão vai fazer a sua parte, essa é a responsabilidade do Estado”, disse ele.