Detectamos que o seu navegador está desatualizado. Para uma melhor visualização do conteúdo, recomendamos que baixe uma versão mais recente.

Menu

Notícia

Líderes políticos e empresariais prestigiam Espaço Minas

Governador Aécio Neves inaugura Espaço Minas em São Paulo, que reuniu importantes lideranças políticas do país.

Compartilhar notícia

  • ícone de compartilhamento
 Líderes políticos e empresariais prestigiam Espaço Minas
Foto: Wellington Pedro/Imprensa MG

A inauguração do Espaço Minas em São Paulo reuniu importantes lideranças políticas do país, entre elas o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso; o governador de São Paulo, José Serra; e o prefeito da capital paulista, Gilberto Kassab. 

“Minas e São Paulo são absolutamente decisivos para a implantação de qualquer projeto de desenvolvimento no país. As nossas experiências de governo nos têm permitido compreender com enorme profundidade quais os desafios que temos pela frente, por isso mesmo nós nos copiamos no bom sentido. Bons exemplos da administração de São Paulo acontecem em Minas Gerais, da mesma forma, algumas iniciativas nossas em Minas têm eco aqui em São Paulo”, disse o governador Aécio Neves, em entrevista após a solenidade.

A abertura do Espaço Minas contou com as presenças de deputados federais e estaduais, secretários de Estado de São Paulo e Minas e empresários dos principais setores econômicos. Entre eles, os presidentes das operadoras de telefonia móvel Vivo, Roberto Lima; e Claro, João Cox; o diretor-presidente da Alpargatas, Márcio Utsch; diretor-presidente da Suzano Papel e Celulose, David Feffer e vice-presidente do grupo, Daniel Feffer; o vice-presidente da Arcelor Brasil, Carlo Panunzi; presidente do Citibank, Gustavo Marin; presidente da AngloGold, Hélcio Guerra; o presidente da Nestlé Brasil, Ivan Zurita; o presidente da Mercedes Benz do Brasil, Jackson Shneider; e o presidente do Grupo Vicunha, Ricardo SteinBruch.

Laços históricos

O governador de São Paulo, José Serra, afirmou, em pronunciamento, que a inauguração do Espaço Minas reforça laços históricos entre os dois estados.

“A história de Minas Gerais começa com os moradores de São Paulo, que em busca do ouro avançaram pelos sertões, fundaram arraiais que se transformaram em vilas e mais tarde em cidades. Mineiros e paulistas se identificam no mesmo espírito cosmopolista e desenvolvimentista sintetizado nas Minas Gerais por Juscelino kubitschek, um dos maiores presidentes brasileiros. A Juscelino, como a muitos outros mineiros, São Paulo deve muito do seu progresso, com a instalação da indústria automobilística no ABC e com impulso que deu em geral à industrialização paulista.

José Serra ressaltou a importância econômica de Minas Gerais e São Paulo, que juntos representam 49% da arrecadação dos tributos da União.

“Isso mostra a importância dos dois estados, a importância da sua união, e a importância de atuarem juntos para conter a volúpia centralizadora federal que hoje prevalece no nosso país. Quero mencionar como exemplo da integração entre as duas economias, um fator que está passando despercebido e que tem uma importância enorme, que é a derrubada das fronteiras fiscais entre Minas e São Paulo, inclusive com apoio dos protocolos e entendimentos que fizemos recentemente em Minas Gerais, que são de uma importância enorme para uma nova ordem tributária no nosso país, afirmou José Serra.

Também participaram personalidades como o jogador do Corinthians, Ronaldo; o técnico da Seleção Brasileira de Vôlei Masculino, Bernardinho; o apresentador Luciano Huck, o humorista Tom Cavalcanti, as atrizes mineiras Débora Falabella, Gorete Milagres e Iara Novaes; os escritores Humberto Werneck e José Antônio de Souza, e o artista plástico Mario Cafieiro; e os ex-governadores de São Paulo Orestes Quercia e Geraldo Alckmin, o líder do PSDB na Câmara, deputado José Aníbal, o ex-presidente da Câmara dos Deputados, Aldo Rebelo, e o vice-governador de São Paulo, Alberto Goldman.

Arte de Minas

O público foi recepcionado por apresentações artísticas realizadas pelos jovens do programa Valores de Minas, que reúne estudantes da rede pública de ensino do Estado, e integrantes do Grupo Estandartes de Diamantina, que encenaram antigas procissões religiosas. As ruas em frente ao espaço - rua Minas Gerais e avenida Paulista – foram enfeitadas com os tradicionais tapetes mineiros feitos de serragem. O músico Marcus Viana foi responsável pela trilha sonora durante o evento, acompanhado da cantora Valéria Andrade e o instrumentista Tabajara Belo.

Fonte:

Últimas Notícias