Aécio anuncia investimentos de R$ 9,5 bi da Vale em Minas

Aécio Neves e o presidente da Vale, assinaram um comunicado conjunto de investimentos de R$ 9,5 bilhões da empresa na implantação e expansão de mina e usinas de beneficiamento de minério em Minas Gerais.

Aécio anuncia investimentos de R$ 9,5 bi da Vale em Minas
Foto: Wellington Pedro/Imprensa MG

O governador Aécio Neves e o presidente da Vale, Roger Agnelli, assinaram um comunicado conjunto nesta quarta-feira (14), no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, de investimentos de R$ 9,5 bilhões da empresa na implantação e expansão de mina e usinas de beneficiamento de minério em Minas Gerais, abrangendo sete municípios do Estado: Itabira, Itabirito, Barão de Cocais, Caeté, Raposos, Rio Acima e Santa Bárbara. O projeto vai gerar 2.200 empregos diretos até 2015, quando estará concluído. Entre diretos e indiretos, serão criados 9.930 empregos. Os investimentos serão distribuídos entre três projetos da Vale - Apolo, Itabira e Vargem Grande.

“A parceria entre o Estado de Minas Gerais e a Vale é histórica. Durante muito tempo foram quase que uma coisa só. O projeto de desenvolvimento de Minas Gerais ocorreu conjuntamente com o processo de crescimento e de fortalecimento da Vale. Por isso, o que queremos é aprofundar essa parceria. É muito importante que tenhamos em Minas futuros novos investimentos que agreguem ainda maior valor à matéria-prima daqui extraída”, disse Aécio Neves, em pronunciamento durante a solenidade.

O governador ressaltou o impacto da crise econômica internacional sobre a arrecadação de Minas Gerais, estado que tem sua economia fortemente baseada na mineração e siderurgia.

“De um momento para outro, vimos a receita do setor mineral cair cerca de 90%. No siderúrgico, mais de 60%. Se não fosse o ajuste ocorrido anteriormente no Estado, o equilíbrio alcançado pelas contas, teríamos tido enormes dificuldades para ultrapassar esse período de crise. Nos encontramos agora, talvez, no início de um novo tempo, em que a demanda internacional se recupera, em especial na China, e isso dá não apenas à Vale, mas a Minas Gerais, uma perspectiva de futuro melhor”,disse.

Acelerar investimentos

O presidente da Vale, Roger Agnelli, afirmou que a mineradora está se comprometendo a acelerar os investimentos em Minas Gerais. O setor de mineração, segundo ele, começa a dar sinais de recuperação, apontando novas oportunidades para os próximos três ou quatro anos.

“Minas sempre foi a nossa casa. Sempre demos e continuamos dando uma grande atenção ao Estado. Estamos numa fase de reestruturar alguns ativos. Em função de algumas minas já estarem com os custos relativamente elevados, a gente tem começado minas novas para substituir aquelas minas que vão entrar na fase final de vida. E isso terá um impacto bastante positivo para Minas. A parceria com o Governo Aécio Neves tem sido muito positiva, nunca nos faltou apoio, e a gente não vai frustrar nenhum tipo de expectativa que os mineiros têm em relação à Vale”, disse Agnelli.

Projetos

O projeto Apolo consiste na abertura de lavra e implantação de uma usina de beneficiamento, para a produção de minério de ferro não aglomerado (sinter feed e pellet feed). Serão investidos R$ 4,4 bilhões na aquisição de equipamentos de mina, construção de barragens e sistema de captação de água, ramal ferroviário de 25 km, com estação de carregamento e linha de transmissão.

Com esse projeto, serão criados 70 empregos diretos e 4,1 mil indiretos durante as obras, e 1.449 diretos na fase de operação. O início de implantação está previsto para 2010, com término em 2013. A produção será de 24 milhões de toneladas de minério de ferro por ano (Mtpa). O Apolo era inicialmente chamado de Maquiné-Baú e está localizado entre os municípios de Santa Bárbara e Caeté.

No projeto Itabira serão investidos R$ 2,68 bilhões no aproveitamento de 500 Mtpa de itabiritos pobres para implantação de uma nova usina. Haverá investimento para implantação de barragem, material rodante e via permanente. Nessa unidade serão produzidos 5 milhões de toneladas de minério de ferro por ano (Mtpa), de sinter feed e pellet feed. Nele, serão criados 320 empregos diretos na fase de operação, 23 diretos e 3.192 indiretos durante as obras. A implantação desse projeto começa em outubro de 2010, com término previsto para maio de 2012.

O projeto Vargem Grande é greenfield, ou seja, consiste na instalação de uma nova usina, com o objetivo de aproveitar minérios itabiríticos das Minas de Abóboras, Tamanduá e Capitão do Mato. Serão investidos R$ 2,3 bilhões nessa nova unidade, e a produção prevista é de 10 Mtpa de pellet feed (pelotização). O cronograma de execução do projeto prevê o seu início em janeiro de 2010, com término em outubro de 2012.

“Essas parcerias no campo econômico, dos investimentos que aqui hoje são anunciados, precisam continuar ocorrendo no campo social, como vem ocorrendo, e obviamente, no campo ambiental, respeitada a legislação. Todos nós, que há um ano, assistíamos com extrema preocupação a inibição da demanda internacional, queda na arrecadação do Estado, enxergamos agora, com esse anúncio, o início de um novo tempo, e o recrudescimento e a valorização da nossa parceria”, disse Aécio Neves.

Diretores da Vale em Minas, prefeitos dos municípios beneficiados pelos investimentos, deputados estaduais e secretários do Estado participaram da cerimônia de assinatura do comunicado conjunto do Governo de Minas e a mineradora.