Detectamos que o seu navegador está desatualizado. Para uma melhor visualização do conteúdo, recomendamos que baixe uma versão mais recente.

Menu

Notícia

Antonio Anastasia inaugura busto do professor Paulo Neves de Carvalho

Um dos discípulos do professor, governador lembrou o legado do mestre que marcou a administração pública mineira

Compartilhar notícia

  • ícone de compartilhamento

O governador Antonio Anastasia inaugurou, nesta sexta-feira (24), no Campus Pampulha da Fundação João Pinheiro, busto em homenagem ao professor Paulo Neves de Carvalho, que foi um dos mentores da Escola de Governo que leva seu nome.

Paulo Neves tinha preocupação com a qualificação dos servidores públicos. Professor de Direito Administrativo da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), pós-graduado pela Universidade da Califórnia e ex-secretário de Estado de Administração de Minas Gerais, foi sócio fundador e primeiro presidente do Conselho Superior do Instituto Mineiro de Direito Administrativo. Faleceu em 2004, aos 84 anos.

O governador destacou o papel e o legado do professor para o avanço da administração pública no Brasil. “É uma homenagem muito sincera que o povo de Minas Gerais faz à lembrança do querido professor. Sem dúvida alguma, ele foi uma das pessoas de alma mais pura que eu conheci. Muito querido, de um coração muito grande, com uma vocação para o serviço público e para o magistério que influenciou várias gerações: não só a mim, mas a muitos professores e milhares de alunos. Deixou uma obra imensa através dos seus discípulos que somos nós, permanentemente”, afirmou.

Para a diretora-geral da Escola de Governo, Luciana Raso, a homenagem é justa, devido à importância do legado do professor para o desenvolvimento do Estado.

“Hoje é um dia histórico não só para o Governo de Minas, para a Fundação João Pinheiro ou para a Escola de Governo, mas, sobretudo, para toda a comunidade jurídica do Estado de Minas Gerais. Tudo que está acontecendo só foi possível devido ao trabalho do governador. Com a inauguração desse busto, pretendemos colocar o professor onde ele mais gostava, na escola, junto dos seus alunos”, afirmou.

O governador foi aluno de Paulo Neves e professor na Escola de Governo, que este ano comemora 20 anos. Para Anastasia, a educação e a qualificação são o maior legado que se pode deixar para as gerações futuras.

“Estamos apostando em algo que é o mais valioso na qualificação, que é aquilo em que o professor acreditava: pessoas preparadas, instruídas, corretas, com probidade e disposição. Eu, quando viajo pelo Brasil afora – e tenho sido convidado para muitas conferências sobre o método de administração de Minas Gerais – sempre faço menção ao professor Paulo Neves, nosso inspirador”, lembrou.
 

Doutrina registrada pelos discípulos

Durante a cerimônia, foi lançado o livro “Professor Paulo Neves de Carvalho: suas lições por seus discípulos”. A publicação foi coordenada por Luciana Raso e pela secretária de Estado de Casa Civil e de Relações Institucionais, Maria Coeli Simões Pires. O governador escreveu o prefácio da obra composta por artigos de 44 ex-alunos de Paulo Neves. O objetivo é resgatar as lições e memórias do professor.

A ideia de lançar o livro surgiu da intenção de colocar no papel os ensinamentos do mestre sobre Direito Administrativo, já que o professor deixou pouco material escrito. Os autores utilizaram lembranças e anotações das aulas, conferências e orientações do professor. O livro traz também depoimentos de ex-alunos e pessoas próximas a Paulo Neves de Carvalho.

“É nossa obrigação levar às jovens gerações sua bandeira, seu exemplo de dedicação, empenho e esforço pelo desenvolvimento do Estado e da administração pública, pela ética, temas nos quais ele se empenhou tanto e com tanta dedicação. Este livro significa não só o ensinamento que ele nos deu mas, mais do que isso, o exemplo do seu comportamento”, disse Anastasia.
 

Perfil de Paulo Neves de Carvalho

Uma referência em direito administrativo, Paulo Neves de Carvalho nasceu em São João Del Rei, em 20 de dezembro de 1919 e faleceu em 23 de maio de 2004.

Formado em Direito em 1943, Paulo Neves de Carvalho estudou e lecionou na Universidade da Califórnia do Sul (Estados Unidos), onde conquistou o título de doutor. Lecionou na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) por mais de 50 anos. Foi um dos idealizadores da Copasa, supervisor e diretor dos trabalhos da Reforma Administrativa, sob o governo de Magalhães Pinto.

O professor foi criador e o primeiro titular da Secretaria de Estado de Administração, além de consultor da Comissão Constituinte da Assembléia Legislativa, em 1989. Ele presidiu, ainda, os institutos Mineiro e Brasileiro de Direito Administrativo, sendo um dos fundadores do primeiro.

Em outubro de 2011, o governador Antonio Anastasia instituiu a Medalha Professor Paulo Neves de Carvalho, destinada a homenagear cidadãos mineiros que tenham desempenhado papel de relevância, atuado de maneira notável ou realizado trabalhos e pesquisas que contribuam com a gestão e administração pública.
 

Escola de Governo, uma das melhores do Brasil

A Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho, da Fundação João Pinheiro, tem como objetivo contribuir para a melhoria e modernização da gestão pública por meio da formação e capacitação de quadros técnicos, do desenvolvimento de pesquisas e da assessoria a órgãos e entidades governamentais na formulação, implementação, monitoramento e avaliação de políticas públicas.

Reconhecido pelo Ministério da Educação, em 1994, o curso de graduação em Administração Pública da Escola de Governo conquistou o primeiro lugar nacional na área de Administração no conceito Enade 2006 e tem cinco estrelas no Guia do Estudante Abril. Em 2011, a Escola de Governo foi considerada a melhor faculdade de Minas Gerais no Índice Geral de Cursos (IGC), divulgado pelo Ministério da Educação.

Entre as 27 instituições de ensino superior do país que alcançaram a nota máxima no índice, a Escola ocupa a nona posição. O IGC avaliou 2.177 instituições de ensino, sendo 229 públicas e 1.947 privadas, entre universidades, centros universitários e faculdades.

“Em 1986, o professor Paulo Neves se entusiasmou ao criar aqui o primeiro curso superior de Administração Pública. Era um curso integrado ao antigo Centro de Desenvolvimento em Administração. Naquele momento, muitos achavam que seria uma temeridade um curso superior voltado à formação de um corpo gerencial permanente de altíssima qualificação, cujo vestibular valeria como concurso público e onde teríamos jovens preparados para suportar os desafios de uma administração pública cada vez mais angustiante. Aquela concepção foi adiante. Hoje, o curso é considerado o melhor do Brasil em termos de Administração Pública. Isso é um grande feito que conseguimos aqui em Minas, graças àquele sonho que se iniciou há tantos anos”, destacou o governador.

Fonte:

Últimas Notícias