Detectamos que o seu navegador está desatualizado. Para uma melhor visualização do conteúdo, recomendamos que baixe uma versão mais recente.

Menu

Notícia

Campanha estadual reforça promoção da integridade pública

Iniciativa está ligada ao movimento global de reorganização da administração pública, com foco na melhoria do atendimento à população

Compartilhar notícia

  • ícone de compartilhamento

O Governo de Minas Gerais, por meio da Controladoria-Geral do Estado (CGE), lançou nesta terça-feira (29/10), a Ação Promocional de Integridade. A campanha tem por objetivo representar um marco para o Estado, que passa a incluir, em sua agenda dIária, a reflexão pela integridade, ética e transparência em todos os níveis, tanto individual quanto institucionalmente.

Crédito: Divulgação/CGE

“A Campanha de Integridade é parte de um projeto muito mais amplo, que é o Plano Mineiro de Promoção da Integridade. Precisamos fomentar uma cultura de integridade no Estado e, para isso, temos que engajar cada servidor, cada gestor, cada cidadão e cada cidadã”, afirma o controlador-geral do Estado, Rodrigo Fontenelle. “Empresas públicas e autarquias também aderiram à campanha e são parceiros no projeto de construção dessa cultura de integridade. O engajamento da iniciativa privada também é imprescindível”, completa.

Em Minas Gerais, o Plano Mineiro de Promoção da Integridade (PMPI) foi criado com o propósito de contribuir para a disseminação e fortalecimento da cultura de integridade no Executivo estadual. Para isso, cada órgão e entidade deve pensar, desenhar e propor um conjunto de ações sistematizadas que possibilitem avanços em matéria de governança, gestão de riscos, controles internos, cumprimento dos procedimentos e regulamentos, prevenção de atos ilícitos, tratamento de denúncias, entre outros.

A Controladoria-Geral do Estado integra esse movimento e, como órgão que fomenta e dá diretrizes para a estruturação de programas em Minas, apoia os órgãos e instituições a construírem seu próprio Plano de Integridade. O documento define bases e ações para o fortalecimento da integridade no órgão, que devem ser debatidas amplamente por técnicos, gestores e dirigentes máximos antes, durante e após cada ciclo de implementação.

No site da CGE estão disponíveis ferramentas que auxiliam os gestores nessa empreitada. São elas:

  • Guia de Integridade VOL 1: compreensão de conceitos, conhecimento de boas práticas e premissas para estruturar um plano de integridade específico;
  • Guia de Integridade VOL 2: passo a passo didático e prático, com sete etapas que orientam sobre todo o caminho para elaborar, executar e monitorar o plano;
  • Plano de Integridade da CGE-MG : pode ser usado como referencial de outros planos;
  • Normativos: legislação pertinente ao tema sistematizada em um só lugar.


Outras informações sobre o Plano Mineiro de Promoção da Integridade e, de modo geral, sobre integridade pública: acesse www.cge.mg.gov.br/pmpi.

Fonte: Agência Minas

Últimas Notícias