Governo de Minas e prefeitos da Granbel discutem ações de combate ao coronavírus

Secretário de Estado Governo, Igor Eto, destacou a união dos gestores municipais nas ações de condução da pandemia

Imagem ilustrativa -
(Foto: Crédito: Gil Leonardi / Imprensa MG)

O secretário de Estado de Governo, Igor Eto, participou da última rodada de reuniões com prefeitos de todas as regiões mineiras, nesta quarta-feira (20/5), na Cidade Administrativa. Juntamente com o governador Romeu Zema, os prefeitos que integram a Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Granbel)­ participaram dos debates sobre as ações de prevenção e enfrentamento ao novo coronavírus no estado e sobre a retomada gradual e segura das atividades econômicas em suas cidades.

Eto destacou as ações dos gestores municipais na condução da pandemia. “O trabalho de todos os prefeitos neste cuidado é o que vem fazendo Minas Gerais ter essa performance e ser uma das melhores do Brasil, em um universo onde, infelizmente, nós temos milhares de perdas e uma grave crise de saúde”, afirmou.

Participaram do encontro o presidente da Granbel e prefeito de Nova Lima, Vitor Penido, além dos prefeitos de Belo Horizonte, Vespasiano, Matozinhos, Betim, Ribeirão das Neves, Florestal, Itaguara, Caeté, Capim Branco, Confins, Contagem, Esmeraldas, Igarapé, Jaboticatubas, Juatuba, Mário Campos, Mateus Leme, Nova União, Pedro Leopoldo, Raposos, Rio Acima, Rio Manso, Sabará, Santa Luzia, São Joaquim de Bicas e Sarzedo.

Encontro
Romeu Zema pontuou as principais ações realizadas pelo governo em apoio aos municípios, como a antecipação de recursos para a Saúde, a construção de um Hospital de Campanha em Belo Horizonte, a compra e manutenção de respiradores e a aquisição de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s). Além disso, o governador destacou a antecipação das medidas de isolamento social e a suspensão das aulas.

Zema ainda ressaltou o trabalho dos prefeitos e o esforço do estado para a estruturação do sistema público de Saúde. “Com o incremento e a reativação de leitos de UTI, Minas está muito mais bem preparada para enfrentar a pandemia. Agradeço o empenho dos prefeitos. Todos eles têm feito um belíssimo trabalho, com a conscientização da população, e isso é fundamental”, finalizou.

O presidente da Granbel e prefeito de Nova Lima, Vitor Penido, também ressaltou a atuação dos gestores municipais e o momento de união para superar as dificuldades. “A nossa preocupação é o que fazer principalmente com as cidades menores, que não têm esta capacidade de poder atender com UTIs. Sabemos que eles têm essa deficiência, mas acho que é o momento de estarmos unidos e ouvir do governador esta palavra de apoio, mesmo sabendo das dificuldades que o governo atravessa e que não se faz milagre quando o caixa está vazio”, disse, lembrando da importância dos parlamentares mineiros na aprovação de projetos estruturantes.

Fonte: Secretaria de Estado de Governo