Governo de Minas avança na construção do Hospital Regional de Divinópolis

Fase de planejamento está sendo finalizada e obras devem começar até o final de novembro

Imagem ilustrativa -
(Foto: SES-MG / Divulgação)

Governo de Minas está investindo R$40 milhões para a conclusão das obras do Hospital Regional de Divinópolis, que vai beneficiar mais de 1 milhão de pessoas de 54 municípios.

A Fase I, referente à elaboração e revisão de projetos e análise da viabilidade da estrutura já existente no terreno está em processo de finalização. Já a Fase II, de execução e conclusão da obra, conta com o prazo de 18 meses.

A construção do hospital teve início em 2011 e estava paralisada desde 2016, com 61% dos serviços executados. Sua retomada ocorreu em 10/2/2023, com a assinatura da ordem de início das obras com a construtora vencedora da licitação.

“Estamos na fase de revisão dos projetos arquitetônicos e complementares porque são obras paradas há muito tempo. A expectativa é a de que, ainda no mês de novembro, alguns serviços preliminares que não comprometerão o andamento dos projetos nem gerarão retrabalho sejam iniciados. Dentro de dois anos esperamos estar com as portas abertas para o atendimento a toda a população”, anunciou o secretário de Estado de Saúde (SES-MG), Fábio Baccheretti, durante visita ao local na manhã desta segunda-feira (6/11).

O hospital vai contar com 199 leitos, sendo 134 de internação, dos quais oito são de isolamento; 45 leitos de internação intensiva, sendo 20 para adultos, 15 para neonatal e dez de cuidados intermediários; e 20 para observação no pronto atendimento.

A edificação tem 16.761,80 metros quadrados de área construída em um terreno de 53.464 metros quadrados e foi projetada para atender casos de média e alta complexidade. O projeto prevê que o edifício funcione com um pavimento térreo, área de pilotis e um pequeno mezanino.

Novo tomógrafo

Outra boa notícia para a população é a chegada de novo tomógrafo ao Complexo de Saúde São João de Deus.

O aparelho vai agilizar e ampliar a assistência com atendimento à 53 cidades da macrorregião de Saúde Oeste.

O Governo de Minas investiu R$ 1,6 milhão no aparelho, por meio da política Valora Minas.

Em operação desde segunda-feira (6/11), o tomógrafo  possibilitará a realização de até 1,5 mil exames mensais e beneficiará, em média, 1,3 milhão de habitantes da macrorregião Oeste.

De acordo com o secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, o Governo de Minas está investindo em equipamentos em todo território mineiro. O secretário ressalta que “em todo o estado, são mais de cem tomógrafos para os principais hospitais. Aqui em Divinópolis, o Hospital São João de Deus está inaugurando um novo tomógrafo de altíssima qualidade”.

O tomógrafo computadorizado possibilitará atender a pacientes internados e ambulatoriais com realização dos exames em prazos mais curtos, sem necessidade de deslocamento para outras unidades assistenciais.

Um outro benefício é a agilidade, pois o diagnóstico em tempo hábil é fundamental para a eficiência do tratamento.

Gestão

Secretária-adjunta de Governo de Minas Gerais, Mila Batista Corrêa da Costa destacou que o hospital está bem estruturado, o que mostra que está sendo bem gerido. “Anteriormente, havia dificuldades financeiras estruturais e o parque tecnológico estava defasado. Foi muito bom ver o hospital restaurado numa parceria da prefeitura municipal e do governo estadual”, destacou.

Para o diretor executivo do Complexo de Saúde São João de Deus, André Waller, os recursos aplicados pelo Estado no município e no hospital têm dado resultados.

“Os investimentos na Saúde que o Estado tem feito em Minas Gerais apresentam bons resultados, possibilitando melhoria na qualidade de vida da população que necessita do serviço”, pontuou o diretor.

Consultora do hospital, Elis Regina destacou a importância da visita do secretário à instituição e os avanços que Minas tem conquistado na saúde pública.

“Os avanços na saúde têm sido significativos. O dinheiro que se investe neste hospital, é aplicado com muita seriedade. Temos feito muitas cirurgias eletivas pelo programa Opera Mais, Minas Gerais e somos referência para a macrorregião de Saúde Oeste”, disse Elis Regina.

Atenção primária e consórcio

O secretário de Estado de Saúde também realizou visitas técnicas aos canteiros de obra de duas novas Unidades Básicas de Saúde.

Fábio Baccheretti destacou, em relação à Atenção Primária à Saúde (APS), que não se pode tratar só a doença.

"A atenção primária é fundamental. Nossa meta é 100% de cobertura de atenção primária. Era cerca de 40% em Divinópolis. Já estamos em cerca de 80% e vamos chegar a 100% com as novas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Já temos aí três  novas UBSs, uma já com a obra acontecendo e as outras duas em processo de licitação”.

Baccheretti visitou os canteiros de obra das Unidades Básicas de Saúde Jardinópolis e Danilo Passos.

O secretário esteve presente também na sede do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Itapecerica (CISVI) para participar da entrega de um endoscópio  pago com recursos provenientes de emendas.

Baccheretti ressaltou também os recursos destinados pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais para a aquisição de 12 veículos, que vão renovar a frota pelo Transporta SUS, e também de dois vacimóveis, que serão adquiridos com recursos repassados para o consórcio CISVI.

Fonte: Agência Minas