Governo de MG divulga lista dos novos distritos e localidades selecionados pelo Programa Alô, Minas! - Fase II

Iniciativa coordenada pela Seplag-MG irá levar internet e telefonia móvel a localidades que não possuem cobertura

David Frank Alves Shirato

Foi publicada, nesta sexta-feira (9/2), a lista de novos distritos e localidades de Minas Gerais que serão contemplados no programa Alô, Minas! - Fase II, da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), com cobertura de internet e telefonia móvel. Confira os selecionados clicando aqui.

O edital de chamamento público do Alô, Minas! - Fase II para as prefeituras mineiras foi publicado no dia 19/12/2023. Entre os critérios para seleção estava prevista a participação de distritos e localidades com, no mínimo, 500 eleitores totais, tendo como base os dados atualizados do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG).Outra possibilidade era possuir um local de ensino com, no mínimo, 200 alunos matriculados, considerando os dados atualizados da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG).

“O próximo passo será a elaboração do edital de chamamento público das operadoras de telefonia móvel. A previsão é que a seleção pública seja realizada ainda no primeiro semestre de 2024. Após essa etapa, as operadoras terão um prazo mínimo de 28 meses para implantação das antenas nas localidades selecionadas”, explica o subsecretário de Transformação Digital e Atendimento ao Cidadão da Seplag-MG, Rodrigo Diniz.

Alô, Minas!

O Alô, Minas! é um programa coordenado pela Seplag-MG - com apoio das Secretarias de Estado de Fazenda (SEF-MG) e de Governo (Segov-MG), - que busca melhorar as condições de vida dos mineiros, garantindo, para isso, acesso à telefonia móvel e à internet. Na Fase I, mais de 100 antenas já foram instaladas, beneficiando uma população de mais de 84 mil pessoas. A meta para 2024 é completar 150 antenas.

A iniciativa foi lançada pela Seplag-MG em 2020, como parte do projeto estratégico Minas Atende. As primeiras ativações de antenas ocorreram em maio de 2022 e, desde então, outras vêm sendo instaladas gradativamente nos municípios contemplados.

Também em 2022, o programa ativou a primeira antena com tecnologia 5G em área rural do país. A localidade de Parque das Árvores, no município de Nova Ponte, no Triângulo Mineiro, foi a primeira zona rural brasileira a contar com cobertura de telefonia móvel e conectividade de quinta geração de internet.

Agora, na Fase II, o Alô, Minas! integra também o programa Cidades do Futuro, estruturado via Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG), que busca aumentar a eficiência das atuações locais, promovendo a simplificação das demandas, com celeridade nos processos, foco na geração de emprego e no fomento à qualidade de vida dos mineiros.

Mais informações sobre o Alô, Minas! - Fase II podem ser acessadas neste link, ou solicitadas por meio do e-mail: alominas@planejamento.mg.gov.br.

O status das instalações de antenas está disponível clicando aqui

Fonte: Agência Minas