Anastasia participa de reunião com empreendedores públicos

Vice-governador apresentou as estratégias do Estado, os resultados conquistados até 2008 e os desafios para 2009 durante a Reunião de Abertura do Programa de Desenvolvimento dos Empreendedores Públicos 2009.

Foto: Anastasia presidiu a reunião de abertura do Programa de Desenvolvimento dos Empreendedores PúblicosBELO HORIZONTE - O vice-governador Antonio Augusto Anastasia apresentou as estratégias do Estado, os resultados conquistados até 2008 e os desafios para 2009 durante a Reunião de Abertura do Programa de Desenvolvimento dos Empreendedores Públicos 2009, nesta quarta-feira (18). O encontro reforçou a importância da busca contínua por resultados, ainda que em cenários adversos, que representem benefícios concretos para a sociedade mineira.

Foto: Lúcia Sebe/Secom MG

“Nós devemos ser mais criativos agora do que já fomos em 2003, porque todos nós nos acostumamos ao longo desses seis anos a termos uma mentalidade agregadora e criativa de gastar, positivamente é claro, com boa qualidade fiscal. Durante esse período nós conseguimos alocar os recursos, conseguimos lutar por algumas dotações suplementares e vivemos um momento sempre de crescimento do Tesouro do Estado. Agora, ao contrário, nós vivemos um momento de retração. Então, nos Projetos Estruturadores que mantém a sua característica, evidentemente, de prioridade, nós devemos ser extremamente ousados, criativos e empreendedores para identificarmos alternativas e conseguirmos gastar bem os recursos disponíveis e conseguirmos concluir e entregar os resultados esperados para 2009”, disse Anastasia.

O coordenador-executivo do Programa Estado para Resultados (EpR), Tadeu Barreto Guimarães, apresentou o Programa de Desenvolvimento de Empreendedores Públicos para 2009. “O programa Estado para Resultados surge para focar principalmente nos resultados estratégicos do Governo. Portanto essa reunião tem como foco a concentração nos desafios que temos para 2009 e as entregas, aqueles produtos ou metas que não podemos deixar de entregar este ano, nosso compromisso com a sociedade de Minas, antes do compromisso com o governador e o vice-governador”, explicou.

O EpR tem a missão de estruturar uma gestão por resultados efetiva no Governo de Minas e se propõe a integrar um conjunto de ações funcionais e temáticas de forma multisetorial e estratégica. O programa possui três grupos. A Unidade de Resultados se ocupa em ampliar os conhecimentos sobre indicadores para a gestão dos resultados, a Unidade de Gestão Estratégica dá suporte aos comitês coordenados pelo vice-governador, e Unidade de Empreendedores.

O secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, Fuad Noman, e o coordenador do Grupo Estratégico de Fomento do Governo de Minas, Wilson Brumer, ex-secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, apresentaram suas experiências como protagonistas da mudança da realidade mineira.