Vice-governador inaugura casas populares em Campo Florido e Pirajuba

Vice-governador e presidente da Companhia de Habitação do Estado de Minas Gerais inauguraram Conjuntos Habitacionais na região do Triângulo Mineiro.

Antonio Anastasia cumprimenta nova moradora do Conjunto Habitacional Maria Antônia de JesusBELO HORIZONTE - O vice-governador Antonio Augusto Anastasia e o presidente da Companhia de Habitação do Estado de Minas Gerais (Cohab/MG), Teodoro Lamounier, inauguraram, neste sábado (18), o Conjunto Habitacional Residencial Azaléia II, em Campo Florido, e o Conjunto Habitacional Maria Antônia de Jesus, em Pirajuba, ambas cidades do Triângulo Mineiro.

Foto: José Carlos Paiva/Secom MG

As 60 casas populares do Conjunto Habitacional lançado em Campo Florido resultaram de um investimento de R$ 1,52 milhão do Governo de Minas e R$ 180 mil da Prefeitura Municipal. O Residencial Azaléia II está localizado próximo ao Azaléia I, no Centro da cidade. Em Pirajuba, foram entregues aos novos proprietários 50 casas no Conjunto Habitacional Maria Antônia de Jesus, um investimento de R$ 1,14 milhão do Governo do Estado e R$ 300 mil da Prefeitura de Pirajuba. O Conjunto Habitacional fica próximo do loteamento Alcebíades Alves Borges e do CH Jardim Boa Esperança.

“São moradias de ótima qualidade construídas pela Cohab. Mais uma vez verificamos, ao entregar as chaves para as diversas famílias, a felicidade no rosto de cada qual, uma parceria muito firme com as Prefeituras. É um momento de muita felicidade para o Governo do Estado e demonstra o êxito do programa Lares Geraes. Já entregamos quase 20 mil casas em toda Minas Gerais e vamos continuar essa nossa expansão”, disse o vice-governador.

Segundo ele, a casa própria significa o resgate da dignidade e cidadania de cada um. “É um sonho realizado, o fim do pesadelo do aluguel”, completou.

O Conjunto Habitacional de Campo Florido conta com uma casa especialmente adaptada para portador de deficiência física, com acessibilidade diferenciada. Anastasia visitou a casa da futura moradora, Eliete Aparecida da Silva. “Esse é um dos momentos de felicidade do gestor público. Conversei com a senhora que vai receber a casa especial, que tem uma deficiência física, e de fato vejo como ela ficou feliz, ela nem acreditava que havia sido escolhida. São momentos como esse que nos dão ânimo para continuar, e perceber o bem que o poder público pode fazer, sendo bem administrado, bem dirigido e tomando muita cautela com o dinheiro público, evitando farras e outros procedimentos. Ao contrário, responsabilidade, profissionalismo e ética, as determinações e princípios do governador Aécio Neves”, afirmou Anastasia.

Participaram das cerimônias de entrega de chaves aos mutuários, o prefeito de Campo Florido, José Catanant Neto, que mora em uma casa popular da Cohab-MG, o prefeito de Pirajuba, Marcos César Brunozzi, os deputados federais Marcus Montes, Paulo Piau e Aelton de Freitas e os deputados estaduais Fahim Sawan e Zé Maia.

As casas em Campo Florido e Pirajuba foram construídas pela Cohab-MG, por meio do Programa Lares Geraes – Habitação Popular (PLHP). O programa criado e implementado pelo Governo de Minas a partir de 2005, expressa a prioridade dada pelo Estado à redução do déficit habitacional em Minas e o compromisso firmado pelo Governo mineiro de oferecer habitações dignas a um número crescente de famílias mineiras que ganham até três salários mínimos e não têm condições de adquirir a sua moradia própria.

Governo de Minas soma no Triângulo mais de 3.400 casas já entregues

Neste domingo (19), o presidente da Cohab-MG, Teodoro Lamounier, entregará o Conjunto Habitacional Bairro Adonias João de Araújo, com 100 casas, em Gurinhatã.

Com a entrega dos novos conjuntos habitacionais construídos pela Cohab-MG em Campo Florido, Pirajuba e Gurinhatã, o Governo de Minas atinge o total de 17.395 casas destinadas a famílias de baixa renda em todo o Estado. Outras 1.119 unidades já estão concluídas e serão entregues à medida que terminarem as obras de infraestrutura a cargo das prefeituras. Mais 3.366 moradias se encontram em construção, perfazendo o total de 21.880 unidades entregues ou em construção desde meados de 2005, quando se iniciou o Lares Geraes, programa habitacional do Governo estadual.

Na região do Triângulo Mineiro, chega a 2.428 o total de casas entregues a famílias de baixa renda, em 24 cidades. Além disso, Cohab-MG constrói atualmente 1.011 casas em 12 municípios. O número de casas entregues ou em construção totaliza, portanto, 3.439 unidades. O investimento já efetuado e o que está sendo aplicado totalizam aproximadamente R$ 72,8 milhões, com a geração durante as obras de 4.390 empregos diretos e indiretos.