Vice-governador inaugura estrada em Lagoa Grande

Anastasia e o diretor geral do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais inauguraram a pavimentação da estrada que liga Lagoa Grande ao Entroncamento da MG 410, na região Noroeste do Estado.

O trecho inaugurado recebeu investimentos de R$ 12,8 milhões do Governo de Minas.LAGOA GRANDE - O vice-governador Antonio Augusto Anastasia e o diretor geral do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER/MG), José Elcio Santos Monteze, inauguraram, nesta segunda-feira (27), a pavimentação da estrada que liga Lagoa Grande ao Entroncamento da MG 410, na região Noroeste do Estado. Com investimentos de R$ 12,8 milhões, a obra faz parte do Programa de Pavimentação de Ligações e Acessos Rodoviários aos Municípios Proacesso, do Governo de Minas, que tem o objetivo de pavimentar o acesso aos municípios que tinham ligação exclusivamente por estradas de terra.

Foto: Osvaldo Afonso/ Secom

O Programa melhora a infra-estrutura de todas as regiões do Estado, diminuindo as diferenças regionais e contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico dos municípios.

Na opinião do vice-governador, a rodovia municipal inaugurada, com 29 quilômetros de extensão, é uma obra fundamental para a cidade de Lagoa Grande. “Além da questão da infra-estrutura, o asfalto permite progresso, emprego, segurança, saúde e conforto. Somente aquelas pessoas que já viveram em cidade sem o asfalto podem mesmo imaginar, sopesar, aquilatar quão importante é essa obra”, afirmou.

A solenidade de inauguração da estrada foi realizada no Parque de Exposições de Lagoa Grande, no dia do aniversário de 17 anos da cidade. “O acesso asfáltico é a redenção econômica do município e, depois de 17 anos de emancipação, o Governo do Estado dá um belo presente para Lagoa Grande. Trazemos agora o asfalto e vamos continuar dinamizando a economia para trazer mais emprego, renda e qualidade de vida para as pessoas desse município tão progressista que é Lagoa Grande”, disse Anastasia.

“Este é um momento único para todos nós porque tínhamos feito nosso dever de casa: a cidade cresceu, a produção aumentou e chegamos no gargalo da dificuldade de escoar nossa produção. Isso passou a ser um dificultador porque o frete passou a ser um componente do custo da produção. A partir de agora, vamos sentir os benefícios de ter uma rodovia”, comemorou o prefeito José Francelino Dias.

Até o final deste ano, o asfalto chegará a mais 32 municípios mineiros, fazendo a ligação a outro município ou a uma via principal pavimentada. No início do segundo semestre, outros 85 estarão em obras em todas as regiões do Estado. Com isso, da lista de 225 municípios que, em 2003, só possuíam ligação por estrada de terra, ficarão faltando apenas seis, cujas vias de acesso estão sob jurisdição do Departamento Nacional de Infra-Estrutura em Transportes (Dnit), do governo federal.

A previsão é concluir 100% do Proacesso em 2010. Desde o início do programa, foram investidos recursos superiores a R$ 1,36 bilhão. Na região Noroeste, seis trechos estão incluídos no Proacesso: Lagoa Grande ao entroncamento da MG 410, já concluído; Buritis-Formoso; Natalândia-Entr. MG 628 (para Unaí); e Uruana de Minas-Garapuava (Entr.Unaí), em licitação; Cabeceira Grande-Entr. Unaí, obra em andamento; e Dom Bosco-Entr.MG 181, que é da jurisdição do Dnit.

“Estamos trabalhando todos juntos em prol do desenvolvimento de Minas Gerais e temos colhido bons frutos. Tenho viajado por todo o Estado inaugurando obras, estradas, casas populares, unidades de saúde, escolas, unidades das Polícias Civil e Militar, ou seja, estamos colhendo aquilo que plantamos ao longo dos últimos anos em prol da população de Minas. Vamos continuar firmes no trabalho em prol do nosso querido Estado de Minas Gerais”, completou ainda o vice-governador.

Nos últimos anos, o Governo de Minas tem investido em obras de infra-estrutura em todas as regiões do Estado. Além do Proacesso, o Noroeste mineiro também recebe recursos do Projeto Estruturador Potencialização da Infra-Estrutura Logística da Fronteira Agroindustrial , que visa promover a integração das modalidades rodoviária, fluvial, ferroviária e aérea no escoamento da produção agrícola. O projeto também é desenvolvido nas regiões do Alto Paranaíba e Triângulo Mineiro.

Entre as principais intervenções desse projeto, destacam-se a pavimentação, ampliação e melhoramentos de rodovias e aeroportos; construção de terminais hidroviários implantação de sistema ferroviário.

Participaram da inauguração o deputado federal Paulo Piau e os deputados estaduais Elmiro Nascimento, Almir Paraca e Hely Tarquino.