Detectamos que o seu navegador está desatualizado. Para uma melhor visualização do conteúdo, recomendamos que baixe uma versão mais recente.

Menu

Notícia

Secretário de Estado de Governo, Igor Eto, exalta adesão ao Minas Consciente

Ele destacou a cooperação dos prefeitos durante lançamento do aplicativo Saúde Digital-MG para o combate ao novo coronavírus

Imagem ilustrativa -
(Foto: Crédito: Gil Leonardi / Imprensa MG)

Compartilhar notícia

  • ícone de compartilhamento

O secretário de governo, Igor Eto, agradeceu aos prefeitos pela cooperação e adesão ao Minas Consciente durante lançamento do aplicativo Saúde Digital-MG, nesta sexta (8/5). O programa reúne informações consistentes para que as cidades possam retomar a economia de forma responsável.

Eto esclareceu ainda sobre a fiscalização do governo quanto ao cumprimento do Minas Consciente. Segundo ele, por meio do programa, o governo de Minas fornece aos prefeitos informação necessária para a melhor tomada de decisão. No entanto, a implementação do programa e o monitoramento da doença localmente é de inteira responsabilidade deles”, diz.

São 111 mortes confirmadas em decorrência do novo coronavírus em solo mineiro. As perdas são irreparáveis. No entanto, quando os números são confrontados com outros estados é possível perceber que o trabalho do governo de Minas, em parceria com as prefeituras, tem sido muito bem-sucedido. 

É importante destacar que Minas Gerais é o terceiro estado com a menor taxa de óbitos do país, com índice 87% inferior à média dos estados e 89% menor considerando o Brasil como um todo. O governo acompanha diariamente o avanço da doença no estado e trabalha para que o número de leitos seja suficiente para toda a população, caso seja necessário.

Inovação

E o app Saúde Digital-MG chega para dar mais segurança à população. Com o aplicativo, pacientes com suspeita da Covid-19 poderão utilizar a telemedicina no combate à doença e fazer consultas sem quebrar o isolamento social. Será possível, por exemplo, marcar consultas, ser direcionado a um atendimento médico on-line ou mesmo ter a suspeita descartada para a doença.

A solução deve beneficiar a população mineira pelos próximos três meses, período em que as síndromes gripais são mais comuns e que Minas Gerais terá direito ao uso da tecnologia gratuitamente. 

Após baixar o app, os usuários respondem a um questionário quanto à doença. De acordo com o resultado, o paciente é direcionado para uma agenda com dias e horários disponíveis de médicos, enfermeiros e psicólogos para teleconsulta. Todos os profissionais são da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) e já foram capacitados para o atendimento.

A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Saúde de Minas Gerais e a Techtools Ventures, empresa que agrega soluções de healthtech em 38 países.

Fonte: Secretaria de Estado de Governo

Últimas Notícias