Anastasia visita terreno para construção de Centro para Dependentes Químicos

Vice-governador, o secretário de Estado de Esportes e de Juventude, e subsecretário de Políticas Antidrogas visitaram as futuras instalações de Centro de Referência para Tratamento e Reinserção de Dependentes Químicos no Triângulo Mineiro.

Vice-governador recebe o Título de Cidadão Honorário do município de VeríssimoVERÍSSIMO - O vice-governador Antonio Augusto Anastasia, o secretário de Estado de Esportes e de Juventude, Gustavo Corrêa , e o subsecretário de Políticas Antidrogas, Cloves Benevides, visitaram nesta sexta-feira (20), em Rufinópolis, distrito de Veríssimo, no Triângulo Mineiro, o terreno de um antigo sanatório, onde será construído um Centro de Referência para Tratamento e Reinserção de Dependentes Químicos.

Foto: Lúcia Sebe/Secom MG

“O Centro regional dará tratamento, mas, mais do que isso, a reinserção social para aquelas pessoas que sofrem de dependência química. Essa é uma parceria muito importante do Governo do Estado com a Prefeitura Municipal, mas, em especial, com a sociedade civil, que deverá administrar o Centro no futuro”, destacou o vice-governador.

De acordo com Anastasia, a política antidrogas tem uma relevância não só para a própria pessoa, mas para a sociedade como um todo, envolvendo aspectos de segurança pública e de saúde pública. “O que vamos fazer aqui, nessa região do Triângulo Mineiro, um projeto extremamente inovador, com o objetivo de demonstrar que o Governo de Minas está muito preocupado com a questão de dar suporte, junto com a sociedade civil, às pessoas que têm problemas de dependência química”, completou o vice-governador. Segundo Anastasia, os recursos para a obra serão assegurados no Orçamento de 2010.

Segundo o subsecretário de Políticas Antidrogas, Cloves Benevides, o objetivo do Governo de Minas é que se construa uma unidade de referência para o trabalho de todas as instituições e municípios da região. “O Centro vai trabalhar técnicas modernas de capacitação, educação para o trabalho e reinserção dos indivíduos para que, associado ao processo terapêutico, esses indivíduos possam voltar à convivência social e familiar com segurança e qualidade de vida”, disse.

Benevides explicou que o uso de drogas é considerado atualmente o maior problema de saúde pública do mundo e seu enfrentamento é cada vez mais necessário para os governos e para a sociedade. “Minas já teve em seu Orçamento mais de R$ 40 milhões destinados a programas antidrogas. Esse valor é maior que todo o Orçamento federal já destinado a esse tema”, ponderou.

Para o secretário de Estado de Esportes e da Juventude, Gustavo Corrêa, o projeto do Centro de Referência é arrojado e inovador, como tem sido todos os projetos do Governo de Minas. “Com a participação de entidades privadas e da sociedade organizada, os usuários de drogas terão condições de serem inseridos novamente na sociedade. Essa é mais uma demonstração de que o Governo do Estado tem trabalhado sempre visando à melhoria de vida de todos”, afirmou.

Título de Cidadão Honorário

Após a visita ao terreno onde será construído o Centro de Referência para Tratamento e Reinserção de Dependentes Químicos, o vice-governador Anastasia recebeu, no Ginásio da Associação Comunitária de Rufinópolis, o Título de Cidadão Honorário de Veríssimo. Participaram da solenidade o prefeito de Veríssimo, Luiz Carlos da Silva, o deputado federal Marcos Montes, o deputado estadual Fahim Sawan, o presidente da Câmara Municipal de Veríssimo, vereador Adalberto Luiz da Costa, os demais vereadores da cidade e os prefeitos de Campo Florido, Pirajuba, São Francisco do Sales, Água Comprida, Conceição das Alagoas, Planura, Conquista, Delta, Sacramento, Perdizes, Pedrinópolis, Santa Juliana, Nova Ponte e Varjão de Minas.

Políticas antidrogas

Entre as políticas antidrogas preparadas pelo Governo de Minas para serem implementadas em 2009 no Triângulo estão: gestões junto às varas criminais para o transporte e leilão de bens perdidos em favor da União em decorrência do crime do tráfico de drogas; convênios com instituições e Prefeituras dos municípios de Araguari, Coromandel, Uberaba e Uberlândia em atendimento ao Programa de Apoio à Vida, à criação de Conselhos Municipais Antidrogas e Centros de Atenção Psicossocial em Álcool e Drogas (CAPS-AD); realização de conferências municipais de Políticas sobre Drogas em Uberaba e Uberlândia, precedendo a Conferência Estadual; visitas institucionais e de monitoramento de convênios e contratos nos municípios de Conceição das Alagoas, Conquista, Sacramento, Uberaba e Uberlândia; encaminhamentos de usuários de substâncias que causam dependência pelo SOS Drogas do Centro de Referência Estadual em Álcool e Outras Drogas (Cread) para instituições dessas cidades.

A Subsecretaria de Estado Antidrogas liberou, em março, R$ 2 milhões para 29 instituições da Rede Complementar de Suporte Social na Atenção ao Dependente Químico e dez Conselhos Municipais de Políticas sobre Drogas (Comad), que passarão a compor a Rede Integrada de Conselhos Municipais Antidrogas. As instituições contempladas no Triângulo Mineiro foram a Casa de Apoio ao Drogado e ao Alcoólatra de Uberaba; o Centro Holístico de Estudo e Recuperação em Dependência Química e a Comunidade Nova Jerusalém em Uberaba; o Grupo Salva Vidas em Uberlândia; o Serviço Evangélico de Reabilitação em Uberlândia; e a Fazenda do Senhor Jesus em Araxá.