Anastasia abre exposição inédita de peças sacras

Vice-governador participa da abertura da exposição "Caminhos da Fé", com 70 peças sacras no Centro Cultural e Turístico da Federação das Indústrias de Minas Gerais.

Antonio Augusto Anastasia na abertura da exposição “Caminhos da Fé”OURO PRETO - A participação do vice-governador de Minas, Antonio Augusto Anastasia, na intensa programação desta segunda-feira (20), no Ano da França no Brasil, em Ouro Preto, incluiu a abertura da exposição “Caminhos da Fé”, com 70 peças sacras no Centro Cultural e Turístico da Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg). A mostra inédita, adquirida ao longo de 40 anos pelo francês Jacques Boulieu e sua esposa brasileira Maria Helena, revela a riqueza da arte barroca produzida nas colônias européias entre os séculos XVI e XVIII.

Foto: Lúcia Sebe/Secom MG

A exposição reúne objetos de arte sacra, como imagens, quadros e pratarias, provenientes do Brasil e de outros países da América Latina e Ásia, entre eles Índia, Sri Lanka, Filipinas, Peru e Bolívia. Além de promover a mostra, posteriormente o casal doará o acervo exposto na Fiemg à Arquidiocese de Mariana para a criação de um museu ainda sem data prevista para inauguração. Segundo Boulieu, a expectativa é de que as outras 900 peças, que constituem toda a coleção pessoal do casal, faça parte de um novo museu a ser criado em Ouro Preto.

“Queríamos que esta coleção, que foi feita com muita alegria, agora torne-se pública. É a primeira vez que uma parte da exposição está sendo vista. Nós temos mais 900 peças para as quais esperamos poder montar um museu em Ouro Preto, que se chamará Museu dos Caminhos da Fé”, anunciou Boulieu.

História franco-brasileira

No espaço da Fiemg, Anastasia participou ainda do lançamento do livro ‘A presença francesa no Brasil’. Resultado da parceria entre a Câmara do Comércio França/Brasil e a Editora Conteúdo, o livro resgata momentos importantes da história das relações políticas, culturais e intelectuais franco-brasileiras, fortalecidas ao longo de mais de 500 anos. A obra percorre toda a trajetória francesa do Brasil do período das grandes navegações até a instalação de modernas companhias que contribuíram para o desenvolvimento de diversos setores da economia nacional.