Detectamos que o seu navegador está desatualizado. Para uma melhor visualização do conteúdo, recomendamos que baixe uma versão mais recente.

Menu

Programas e Ações

Detalhe do programa

Programa de Integridade Segov

A Secretaria de Estado de Governo (Segov) lançou no dia 09/07/2024 o seu Programa de Integridade em evento com a presença da Controladoria-Geral do Estado (CGE), membros do Gabinete e da Comissão de Integridade da Segov.

O objetivo do Programa, lançado em conjunto com a 2ª edição do Plano de Integridade da Segov, é fortalecer os 6 eixos definidos pelo Guia de Integridade Pública da CGE: compromisso com a integridade; transparência e controle social; promoção da cultura de integridade; governança e gestão de riscos e controles; prevenção ao conflito de interesses; e prevenção, detecção e tratamento dos riscos de integridade.

O Programa é alinhado à Política Mineira de Promoção da Integridade, estabelecida por meio da publicação do Decreto Estadual n.º 48.419, de 16 de maio de 2022, que visa desenvolver e incrementar as entregas e ações iniciadas já no primeiro Plano de Integridade (Resolução Segov nº 28/2021), bem como melhorar pontos críticos identificados por meio do Diagnóstico de Integridade aplicado em fevereiro de 2024 na Segov.

Conquistas

As principais conquistas alcançadas pelo 1º Plano de Integridade da Segov foram as seguintes:

  • Comissão de Ética: Reestruturação da comissão e implementação dos projetos Gotas de Ética e Dia D da Ética.
  • Guia do Servidor: Elaboração e divulgação do Guia do Servidor da Segov, atualmente disponível no menu “Servidor” da Intranet.
  • Gestão de Riscos: A gestão de riscos foi realizada em processos pontuais e treinamento de pontos focais de todas as unidades.
  • Site Institucional: Ação contínua visa revisar e incrementar o menu “Transparência” do sítio eletrônico da Segov.
  • Portal de Emendas: Lançamento da aba transparência com as informações das execuções de emendas parlamentares estaduais impositivas.

Nesta 2ª edição do Plano de Integridade, são 16 ações pactuadas, das quais os destaques são as seguintes:

  • Atualizar planejamento estratégico: Rever o planejamento estratégico e incorporar a integridade como um valor da secretaria.
  • Implementar gestão de riscos: Estabelecer a Política, capacitar servidores e implementar o modelo definido pela Gestão de Riscos.
  • Comunicação periódica sobre conflito de interesses e ética
  • Fortalecer os Canais de Denúncia: Divulgar os canais de denúncia oficiais do Estado e fortalecer a confiança nos mesmos.
  • Ativação do Conselho Estadual de Fomento e Colaboração – Confoco-MG.

Acesse outras informações relativas à PMPI no portal www.pmpi.mg.gov.br/pmpi.

Leia na íntegra o Programa de Integridade da Segov por AQUI.